A Prefeitura de Lençóis promoveu hoje uma reunião virtual com o intuito de debater e buscar soluções para adequações ao decreto de reabertura para o turismo.

Fonte: Prefeitura de Lençóis Bahia
28/08/2020 às 17h28

Participaram:

- o prefeito de Lençóis Marcos Airton;

- a coordenadora do combate e enfrentamento ao Covid-19 em Lençóis, Gisela Andrade;

- a representante (negociador) do Ministério Público no comitê de combate ao Covid-19, promotora Diva Maria Rocha;

- a presidente da Associação Comercial de Lençóis, Ana Cristina Moreira ;

- o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo;

- entre outros secretários municipais e também empresários do turismo.

Em uma ampla discussão, a Prefeitura anunciou a flexibilização em dois dos três pontos questionados pela ACEL:

🕗 1) ampliação do horário de funcionamento para restaurantes; que será estendido até às 21h a fim de atender o turista que retorna das trilhas;

🍝 2) a colocação de mesas nas ruas pelos bares e restaurantes; tradição de Lençóis que será permitida desde que cumprida as medidas de distanciamento social (capacidade reduzida até 50% e distanciamento mínimo de 2m entre as mesas).

⚕️Já o terceiro ponto em questão, a exigência de testes de covid-19 para entrada de visitantes na cidade, foi mantida.

🗣️ Segundo a promotora do MP, por exemplo, "entre o direito de ir e vir, o direito ao turismo e o direito a saúde prevalece o direito a saúde. É preciso lembrar que ainda estamos sob Declaração de Calamidade Pública. E nesta questão do teste a Prefeitura exerce sua competência em prol da saúde da população".

Empresários questionaram sobre uma maior conscientização da população sobre as medidas de combate ao Covid-19. O prefeito destacou a necessidade de aprovação na Câmara de Vereadores da Lei de Fiscalização para medidas de combate à pandemia e pediu apoio de todos nesse sentido "Precisamos ser fiscais um do outro sobre o cumprimento das medidas contra o Covid-19", comentou o prefeito Marcos Airton.

Desta forma foi solicitado também à ACEL a criação de um novo documento com sugestões e dúvidas que deve ser encaminhado à Prefeitura para apreciação e como forma de dar continuidade ao debate.