1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Equipe do Atendimento Educacional Especializado recebe mães atípicas do Sistema Municipal de Ensino

26/08/2022 às 11h32

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria de Educação preparou um momento emocionante para o acolhimento de mães atípicas que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado que fomenta a inclusão de crianças, adolescentes e jovens com deficiência.

Com a frase “Ser diferente é normal”, a programação contou com dinâmicas, sorteios  de brindes e música ao vivo ao som de Laércio Moura. 

O AEE tem o objetivo de eliminar algumas barreiras no processo de aprendizagem, garantindo a participação de alunos na escola regular, e é desenvolvido em parceria com o CAPS, que auxilia com o suporte profissional de psicólogos, psiquiatras e terapias ocupacionais.

Emocionada, a secretária de Educação Sibélia Viana destacou algumas dificuldades vividas pelas mães que exercem esse papel, e ressaltou que a secretaria de Educação está de portas abertas para receber as mães atípicas que precisam falar e serem ouvidas.  

Segundo a supervisora de Educação Inclusiva Luciene Rufino, as mães que chegam ao AEE vem com muita bagagem, com muito conhecimento e sempre ensinam alguma coisa para os profissionais. ”São mães que lidam com a sobrecarga, isolamento, preconceito e falta de apoio, muitas vezes disfarçados sob o rótulo de "guerreiras"”.

Durante a programação, a equipe do AEE leu cartas de mães que vivem a experiência como mães de crianças deficientes que relataram suas experiências com seus filhos.  

A coordenadora do AEE, Márcia Teles, ressaltou a importância de fazer com que as mães atípicas tenham consciência e acreditem que crianças atípicas têm seu potencial para estudar, trabalhar e quebrar barreiras.

Em toda a rede municipal de ensino, fazem parte do AEE crianças com deficiência física, auditiva, visual, múltiplas, autismo e crianças superdotadas.