1753

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Lançamento da Prefeitura Itinerante leva serviços diversos para a comunidade de Cantinho

26/02/2022 às 20h21

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os moradores do Cantinho e região foram os primeiros a receberem a Prefeitura Itinerante, projeto lançado na última sexta-feira (25), na Escola Municipal João Macário de Souza, com o objetivo de ampliar os serviços municipais para os moradores da zona rural através da articulação das secretarias.

Na área da Saúde foram realizados atendimentos médicos, ortopedista, dentista, psicólogo, nutricionista, realização de testes rápidos, ultrassom, regulação para marcação de exames, vacinação, farmácia básica e atualização de dados cadastrais do SUS.

Parte da equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve à disposição para orientação sobre a conservação das nascentes, coleta seletiva, ações da defesa civil, vacinação de animais contra raiva, teste de leishmaniose, supressão vegetal, licenciamento e fiscalização ambiental e atendimento veterinário.

Os trabalhadores rurais que tinham pendências de documentos também contaram com os serviços da Secretaria de Agricultura, que realizou atualizações de dados e novos cadastros de DAPs, declaração de aptidão ao PRONAF, confecção de Cefir, CCIR, ITR, além de informações sobre financiamento através do Banco do Nordeste, parceria com a Bioenergia,  e diversos projetos que estão em andamento na Secretaria como a mandiocultura, apicultura e outros. 

Com os serviços que já acontecem de maneira itinerante, a Secretaria de Assistência Social realizou atendimento dos programas Auxílio Brasil, Cadastro Único, orientação jurídica, BPC, passe livre para pessoas com deficiência, oficinas de psicoterapia para crianças e a integração do programa Criança Feliz.

A comunidade também contou com outros serviços como ouvidoria, junta militar para alistamento e atendimento especializado através do Stand da beleza, com massagens, manicure, barbeiro e penteados afro.

Segundo moradores da localidade, essa foi a primeira vez que uma ação tão relevante e com tantos serviços ao mesmo tempo, é levada aos moradores, que souberam aproveitar a oportunidade.

De acordo com a prefeita Vanessa Senna, esse projeto, que está no seu plano de governo, vem sendo planejado para atender as demandas de todo o município, já que muitas comunidades rurais ficam distantes da sede e esses serviços se tornam inacessíveis para muitos moradores.

A ação contou com a participação de equipes de diversos setores da Prefeitura, além da presença do vice-prefeito Kiko e de alguns vereadores.