1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Parceria público privada promove vacinação gratuita para cães 

25/04/2023 às 11h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria de Meio Ambiente do município realizou mais uma ação em parceria com  a ONG Diga Ai Bicho e apoio do Pet Shop Rações Pinho, promovendo a imunização de cachorros contra várias doenças, além de uma palestra sobre como conviver com animais domésticos numa cidade como Lençóis. 

A palestra foi realizada na noite de quarta-feira (19), no Mercado Cultural, onde a médica veterinária Cristiane Demétrio destacou algumas situações comuns no município, como os animais em situação de rua, que apesar de muitas vezes terem donos e até coleiras, vivem sem cuidados básicos, expostos a maus tratos e sujeira, possibilitando a transmissão de doenças, aumentando o risco de mordidas, acidentes de trânsito e outros. 

Ela também apresentou algumas soluções para alguns dos problemas identificados e destacou a importância da castração, da adoção e lembrando que maus tratos, como abandono e envenenamento são crimes, devendo ser denunciados sempre. Falou também sobre a guarda responsável, lembrando que os tutores são responsáveis por toda a vida do animal, sendo que estes são dependentes de cuidados, atenção e afeto.

Na quinta-feira (20), a ação continuou com a vacinação dos animais pelo médico veterinário do município Dr. Bruno Libório e dra Cristiane com as vacinas antirrábica e antivirais, que protegem os cães de doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, parainfluenza e vários tipos de leptospirose, além da raiva.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, estão sendo planejadas algumas ações em parceria com a Secretaria de Saúde, como mutirões de castração, através do castramóvel que em breve realizará atendimento para a comunidade. 

A palestra e diversas outras outras ações fazem parte do Programa de Educação Ambiental, proposto pela Secretaria de Meio Ambiente para o município. 

Em caso de denúncia de maus tratos a animais, estão disponíveis os números: 181, o 08000711400, ou o (75)999515994 (CIPPA Lençóis).