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Gestores e empresários que atuam no setor turístico de várias regiões da Bahia participaram, na manhã da última sexta-feira (24), na Casa de Cultura Afrânio Peixoto, do lançamento do Programa: Aventura Natural, certificação e segurança no ecoturismo e turismo de aventura.
Uma iniciativa do Sebrae pensada para apoiar os pequenos negócios brasileiros que possuem atividades de ecoturismo e turismo de aventura com o objetivo de fortalecer a segurança das pessoas nas atividades ao ar livre.
Além de ampliar a competitividade dos negócios, o programa atesta ao público o comprometimento da empresa com a segurança e outros através de um selo em que atende as normas da ABNT.
Para participar do programa é importante que a empresa esteja formalizada, enquadrada no MEI, ME ou EPP.
A consultoria inicia com uma avaliação da empresa, implementação das normas por meio do Sebraetec com mapeamento de riscos, estruturação organizacional, gerenciamento de incidentes e construção de plano de atendimento de Emergências (PAE). A consultoria também inclui simulações.
O analista de negócios do Sebrae São Paulo, Leonardo Persi apresentou uma linha do tempo que marca momentos importantes do desenvolvimento ordenado do turismo no Brasil como a criação do Ministério do Turismo, a criação da ABETA, o 1° Fórum Internacional de Turismo Sustentável (FITS), e ressaltou que aliado à segurança voltada ao turista é importante garantir a segurança do Meio Ambiente, das comunidades locais, além da segurança dos colaboradores, parceiros, clientes e acompanhantes.
A programação contou com uma rodada de talk show mediada pela consultora do Sebrae e diretora da Daventura, Carolina Chagas, com Vanessa Almeida, diretora e responsável pelo sistema de segurança da Nas Alturas e auditora ABNT ISO 21101, além de Vanessa Rodrigues, gestora de projetos da janoo e administradora com mais de 14 anos de experiência em pesquisa, eventos e relacionamento com clientes, além de Tiago Valois, consultor com mais de 20 anos de experiência em treinamento em ecoturismo e sistema de segurança.
Vanessa Almeida ressaltou a importância da participação do gestor em todo o processo de implantação e certificação e não apenas os colaboradores ou parte da equipe. Segundo ela, esse é um fator decisivo para o bom resultado.
"A Chapada, lá muitos anos atrás, teve 11 empresas certificadas, hoje somente a Nas Alturas. Estamos trazendo a tona novamente o item segurança, para que possamos voltar a ter empresas com SGS implementado, bem como voltar a ter um número maior de empresas certificadas", afirmou a secretária de Turismo, Laura Garcia.
A programação de lançamento, que iniciou em Lençóis, continuou com experiências em Mucugê e Ibicoara.