1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Lavagem das escadarias do Santuário do Senhor dos Passos oficializa abertura da Festa reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia

24/01/2023 às 11h57

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O clima foi de alegria na tarde da última segunda-feira (23) em Lençóis, quando a tradicional lavagem das escadarias do Santuário deram início aos festejos do Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro dos garimpeiros. 

Devotos, moradores, visitantes e grupos culturais se reuniram em cortejo festivo pelas ruas, em homenagem ao Santo. Este ano, as celebrações contam com um motivo especial, pois a Festa acaba de ser reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia, pelo governador Jerônimo Rodrigues. 

“Fico feliz em saber que em Lençóis, mesmo com o desenvolvimento do turismo e com tantos moradores novos, as tradições vêm sendo preservadas e fortalecidas ao longo do tempo, esse é um dos motivos que faz essa cidade ser tão especial como ela é”. Afirmou Luciana, que mora em Lençóis há pouco mais de 01 ano.  

“Nós temos, enquanto Secretaria de Cultura com a gestão da Prefeita Vanessa Senna, juntamente com a Paróquia e a Sociedade União dos Mineiros, a missão de preservar, proteger e promover uma festa da forma que a comunidade espera, com muita alegria, entretenimento e fé”, afirmou o secretário de Cultura, Felipe Sá. 

Ao longo dos próximos 09 dias, serão realizadas alvoradas e missas, competições esportivas e shows no circuito da Avenida que leva o nome do Santo, com barracas de comidas típicas da região e parque infantil.    

As atrações musicais estão previstas para se apresentarem entre os dias 28 e 31 de janeiro entre elas estão: Thiago Aquino, Xanddy Harmonia, Banda Negra Cor, Ígor Kannário, La Fúria, Iguinho e Lulinha, Vitor Fernandes, além das atrações locais como Beá Costa, Família Moura Jorge e Banda Zion. 

A prefeita Vanessa Senna ressaltou o esforço dos organizadores em fazer dessa festa uma edição especial e em tornar essa manifestação mais um importante atrativo turístico da cidade. 

A tradição acontece desde 1852, e preserva a memória e costumes dos garimpeiros, principais responsáveis pelo povoamento da cidade, representados pelos grupos culturais de Baianas, Reisado, Capoeira, Phylarmônica e Marujada. 

De acordo com a secretária de Turismo, Laura Garcia, o reconhecimento da Festa como Patrimônio Imaterial da Bahia deve fomentar o desenvolvimento turístico religioso, ao tempo que fortalece a cultura e os costumes locais. 

A Festa do Senhor dos Passos é realizada pela Sociedade União dos Mineiros (SUM), em parceria com a Paróquia de Lençóis e Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo do Estado.