Ação da Saúde leva atendimento médico para mais de 100 pacientes no Remanso

22/07/2021 às 23h51

Acolhimento! Foi com esse sentimento que alguns profissionais da Unidade Básica Orcalina Oliveira se deslocaram, na manhã desta quinta-feira (22), com destino à comunidade Quilombola do Remanso para mais uma ação itinerante levando atendimento médico com várias especialidades para pacientes da zona rural.

Os moradores contaram com atendimento de diversos profissionais entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos, médico clinico geral, psicóloga, dentista, nutricionista e farmacêutica além da realização de testes rápidos para covid, sífilis, HIV, e as hepatites B e C.

A ação reforçou a importância a campanha Julho Amarelo, de combate às hepatites virais e deu continuidade a uma outra ação que foi iniciada na comunidade dias atrás, pelos agentes de endemias, para o combate da esquistossomose com orientação e medicação para pessoas que tiveram resultados positivos de amostras coletadas na localidade.

A comunidade do Remanso é assistida pelos agentes comunitários que realizam o acompanhamento das famílias e, quando necessário, encaminham os moradores para consultas médicas na sede.

“Contar com atendimento médico aqui na comunidade para nós é um alívio, porque ter que se deslocar para Lençóis todas as vezes que precisamos de um médico é um transtorno porque existe um gasto no deslocamento e nem sempre estamos prevenidos para isso”, disse a moradora Simone (53), que foi atendida durante a ação.

Além das especialidades citadas acima, a ação incluiu dinâmica com aplicação de flúor e escovação para crianças com doação de kit de higiene bucal; atividade lúdica com psicóloga sobre como as crianças reconhecem as diferenças das emoções; vacinação contra covid e gripe; avaliação nutricionista; distribuição de remédios com receitas através da farmácia básica e doação de preservativos.

A ação aconteceu na Escola Therezinha Guerra de Athayde Macedo e atendeu mais de 100 pessoas.