1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Chegou Carnaval! O que fazer em Lençóis- Chapada Diamantina - Bahia

20/02/2023 às 17h14

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Visitantes que escolheram Lençóis, principal porta de entrada da Chapada Diamantina (BA) para curtir o Carnaval 2023, estão sendo presenteados com rios com grande volume de água, graças às últimas chuvas registradas ainda em janeiro. Já a temperatura deve variar entre 20 e 33º, o que completa o convite perfeito para renovar as energias com um bom banho de cachoeira. Os bloquinhos de rua também vão marcar presença. 

“A cidade de Lençóis, tradicionalmente recebe um público que busca tranquilidade e contato com a natureza nesse período. Geralmente pessoas que realmente estão fugindo da agitação gerada pela folia... O que garante lotação máxima em hotéis e pousadas”, comentou a secretária Municipal de Turismo, Laura Garcia. 

O desfile de bloquinhos de Carnaval alegrará moradores e visitantes na sexta, sábado, segunda e terça de Carnaval com saída do Mercado Cultural às 20h. Também sairá pela primeira vez o Bloco Carnavalesco do Tomba, às 16h no bairro de mesmo nome. Além disso, a Banda Zion se apresentará na Praça Clarindo Pacheco no domingo, 19, às 22h.


Turismo de Natureza - Já pela manhã a dica é curtir os rios e cachoeiras, começando pelo Parque Municipal da Muritiba, localizado a pouco mais de dez minutos de caminhada do Centro Histórico. Lá o turista já pode conhecer as piscinas naturais do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes. Esta região também tem rico valor geológico e guarda histórias fantásticas sobre o tempo do garimpo. Aos escaladores, o Parque Municipal da Muritiba é um convite às práticas de boulder. Consulte mais informações e regras de acesso em https://janoo.com.br/lugar/parque-da-muritiba

Ainda em Lençóis, a escorregadeira natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a belíssima Cachoeira do Sossego encantam pessoas do mundo inteiro. Outra opção é o roteiro Marimbus e Roncador, em que o visitante parte de uma comunidade quilombola - o Remanso - em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada - o Marimbus -  em direção a um delicioso banho no rio Roncador, cujo acesso também pode ser feito à cavalo, quadriciclo ou bicicleta, pela Estrada do Garimpo.

Para os apaixonados por arqueologia, é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior preparado para receber visitantes na Bahia, e onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Bem próximo do atrativo pré-histórico está a Cachoeira do Mosquito, com seus imponentes paredões rochosos e delicioso banho em ducha natural.

Aos que preferem aventura, a travessia pela Gruta do Lapão, Fumaça por baixo, Cachoeira do Mixila, Capivari e outras, são ótimas opções para acampamento e ou prática de rapel, sendo indispensável acompanhamento por equipe especializada. 

Memória e cultura - A cidade também oferece um city tour interessante entre ruas e monumentos históricos tombados como patrimônio e que, além de valorizar a história e  cultura, podem garantir belíssimas fotos. Entre os espaços recomendados para visitação na cidade está a Casa de Cultura Afrânio Peixoto e a Sociedade União dos Mineiros, que preservam a história por meio de vestígios do garimpo através de objetos e peças que ficam expostas nesses espaços.

Cachaça e café - Já para quem deseja curtir o turismo rural, a Fazenda Alambique Passagem dos Bois oferece refeições e também hospedagem. Há também o restaurante Encontro dos Rios, que tem uma excelente estrutura para passar o dia e se deliciar com a gastronomia do lugar. E o Ecositio Santa Fé oferece uma maravilhosa experiência para os amantes do café.

SERVIÇO

Agende sua visita

*Parque da Muritiba: www.janoo.com.br

*Passagem dos Bois - @passagemdosbois 75 98837-3296

*Encontro dos Rios - @encontro_dos_rios

*Ecositio Santa Fé - @ecositio_santafe 75 99862-8210