1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Secretaria de Educação promove formação de língua portuguesa e matemática para professores dos anos inicias e anos finais de toda a rede municipal

19/07/2023 às 09h02

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Professores de toda a rede municipal de ensino participaram, nos dias 13 e 14 de julho, de uma formação para educadores dos anos iniciais e finais das disciplinas de língua portuguesa e matemática, com o objetivo de oferecer capacitação aos docentes e desenvolver habilidades para, assim, melhorar o desempenho dos estudantes.

A formação, promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, está sob o comando do professor Marco Botelho com foco em matemática e da professora Tânia Nunes, e será realizada em 4 momentos. Os próximos encontros acontecerão entre os meses de agosto, setembro e outubro.

Durante a formação, foram apresentados dados de avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/SABE), que colaboram para o monitoramento de aprendizagem dos municípios e contribuem para que as escolas possam tomar decisões pedagógicas estratégicas.

De acordo com os dados apresentados nos resultados do SAEB 2021 e SABE 2022, foi identificada uma defasagem no aprendizado dos alunos durante o período da pandemia. O que fez com que os gestores municipais planejassem, com o suporte da empresa Prof3, estratégias de recomposição das aprendizagens, envolvendo práticas pedagógicas adequadas junto a formação dos educadores para fortalecer a aprendizagens que não foram plenamente desenvolvidas pelos estudantes.

Segundo os formadores, foi possível notar durante os encontros que há um empenho geral dos participantes em aprender para oferecer aos alunos as melhores condições de aprendizagem e para isso é importante que o professor tenha conhecimento dos dados das avaliações já realizadas e compreensão sobre os objetos de conhecimento de seu componente curricular, para realizar intervenção adequada à melhoria da aprendizagem do estudante.

A secretária Sibélia Viana, ressaltou a importância do esforço coletivo entre gestores, professores e alunos para obtenção de melhores resultados e destacou a formação como uma oportunidade de revisão de conceito para potencializar as práticas educacionais.

A aplicação da SAEB está prevista para acontecer entre os meses de outubro e novembro, em todas as unidades da federação.