1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Educação Ambiental é tema de palestra promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

18/07/2022 às 10h23

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na última sexta-feira (15), alguns alunos do município finalizaram a semana conhecendo um pouco mais sobre o valor da reciclagem, o conceito de lixo/resíduos, e sobre o abastecimento de água em Lençóis, através de uma palestra sobre Educação Ambiental promovida pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Embasa.

A palestra realizada no Mercado Cultural foi programada para levar conhecimento de conceitos relacionados com a sustentabilidade no meio ambiente com o objetivo de formar cidadãos conscientes e críticos que fortaleçam as práticas de preservação.

Os palestrantes Débora Daltro, Adriana Magalhães e Osmani Neto envolveram os alunos das escolas José Senna, Arco-íris, Inova e outras, com exemplos práticos do dia a dia que fizeram os estudantes refletirem sobre a realidade em que vivem e as inúmeras possibilidades de práticas saudáveis como o reuso de resíduos como embalagens plásticas etc.

A palestrante Débora Daltro ressaltou algumas ações que vêm sendo praticadas no município e apresentou o conceito dos 5 Rs que visa reduzir o impacto ambiental através de 5 ações: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Com atividade lúdica e dinâmicas com os estudantes, a gerente da Embasa no município Adriana Magalhães apresentou detalhes do sistema de captação da água que abastece a cidade de Lençóis e citou algumas das ações que a Embasa vem desenvolvendo para estimular a educação ambiental como a Semana da Água, Semana do Meio Ambiente, Campanha de Verão, Programas Selo de consumo consciente,  Programa Se liga no Óleo e o Programa Viveiro Educador que realiza o plantio de de árvores de espécies da região e outras.

Durante a palestra os alunos ganharam o copo da campanha de reciclagem realizada no São João, que teve grande impacto na redução de resíduos descartados no período da festa. 

“É principalmente através da educação e da coletividade que se constroem os valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, por isso, o trabalho junto aos estudantes é de extrema importância.” Ressaltou o secretário de Meio Ambiente Raimundo Baracho.