1753

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Dia da Chapada Diamantina é tema de Conferência para regulamentação da data no calendário estadual

13/04/2022 às 20h48

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Para validar o Dia da Chapada Diamantina e garantir recursos que viabilizem a promoção de ações de conscientização, preservação e sustentabilidade no dia que já faz parte do calendário estadual, a Prefeitura Municipal de Iraquara, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Junta Independente Voluntária Ambiental (JIVA), realizou na manhã da última segunda-feira (11), no Auditório Guilhermino José Novais, uma Conferência para debater e dar encaminhamento ao processo de regulamentação, conforme estabelecido na Lei Estadual 13.739/17. 

O encontro contou com a participação de autoridades locais e representantes de outras cidades como Seabra, Lençóis, Mucugê, Ibicoara e Feira de Santana, além do gestor governamental de Turismo do Estado Eduardo Villar e da representante do Instituto Estadual do Meio Ambiente, Simone Sodré.

A cidade de Lençóis foi representada pelo fiscal de parques Esmeraldo Sena e pela secretária de Turismo e coordenadora da Câmara Técnica da Chapada Laura Garcia, que ressaltou a importância da compreensão do território da Chapada, que antes contava com 32 cidades e agora, após a atualização do Mapa do Turismo, abrange 41 municípios, se destacando como a maior zona turística do Brasil. 

O prefeito Nino Coutinho ressaltou a importância do evento e destacou a iniciativa da deputada estadual Ivana Bastos ao transformar o abaixo assinado em Projeto de lei, bem como o apoio da parlamentar em defender os interesses da região e as ações voltadas para o estímulo ao turismo em toda Chapada Diamantina. 

A diretora de Turismo de Iraquara e representante da JIVA Sirlene Rosa afirmou que os encaminhamentos para a regulamentação estão sendo articulados desde o ano passado. 

Segundo ela, é fundamental que o Estado assuma seu papel e destine o recurso para comemoração do Dia da Chapada Diamantina. “O Estado precisa definir de que forma esse recurso virá. Será através de edital? Esse recurso virá todos os anos? Os municípios precisarão se inscrever para ter acesso a ele, ou será através de cota?”.  

Eduardo Vilar ressaltou o seu carinho pela Chapada Diamantina, e destacou o potencial turístico da região. Segundo ele, o Estado vem trabalhando há 7 anos na organização das 13 zonas turísticas da Bahia, onde cada circuito deve atender alguns critérios para fazer parte do Mapa do Turismo. Para isso, além da união e organização do trade, é necessário que cada município tenha um Plano Municipal e um Conselho Municipal de Turismo.  

A conferência contou com a participação do artista Hugo Luna, natural de Iraquara, que homenageou a região com a criação do hino “Ode a Chapada Diamantina''. Segundo Sirlene, após a conferência será encaminhada a ata e outros documentos para que o Dia da Chapada Diamantina seja regulamentado e que possa ser celebrado com a grandiosidade que merece. 

Para comemoração da data, diversas cidades da região prepararam uma agenda especial, ao longo da semana, com programação diversificada. Além da exposição “Chapada Day” que recebe visitantes até o dia 17 de abril, no Mercado Cultural de Lençóis, foi programado uma palestra sobre a importância do dia e shows musicais na cidade de Wagner; um lançamento da disciplina escolar para alunos jovens e adultos na cidade de Rio de Contas; live no Canal Cultura Ibicoara, no Youtube; exposição de fotos Ïtaberaba, Portal da Chapada”, entre outros.