Aeroporto Horácio de Matos de Lençóis volta a receber voos comerciais com lançamento de operações da Gol

11/11/2022 às 10h13

Foi dada a largada nas operações de voos da Gol Linhas Aéreas que agora atua também  nos trechos que ligam Lençóis a Salvador. O voo G3 8017 foi iniciado em clima de celebração na última quarta-feira (09) e marcou a reabertura do Aeroporto Horácio de Matos, um dos momentos mais esperados pelo trade turístico de Lençóis e toda a região da Chapada Diamantina.

A retomada de voos no aeroporto é o resultado de extenso esforço coletivo de gestores municipais, empresários, e da parceria firmada entre o Governo do Estado e a Companhia, que colocou à disposição dos passageiros uma ampla malha aérea nacional e internacional.

Após dois anos sem voos comerciais, o aeroporto volta a operar com voos às quartas e domingos, através de uma parceria firmada entre a Gol e a Voepass. A duração média do trecho é de 1h15 e é realizada com a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros.

A prefeita Vanessa Senna destacou a importância do equipamento para toda a região e ressaltou a emoção em ver esse momento acontecer. “O retorno do voo não vai beneficiar só Lençóis, vai beneficiar a Chapada Diamantina inteira, Mucugê, Andaraí, todas as cidades. Não existe a gente fazer um turismo de qualidade sem voo. A gente acredita que o voo vai alavancar bastante o turismo.” Ela ainda destacou todo apoio que recebeu ao longo de todo o processo burocrático para a abertura.

Equipado com navegação tecnológica da Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A), que auxilia na interação entre piloto e base, garantindo maior segurança aos passageiros, o aeroporto passou por uma série de exigências para a reabertura.

O local conta com ponto de táxi, estacionamento, salas de embarque e desembarque, portão de raio x, saguão, mirante, lojas de artesanato, locadora de carros, espaço para restaurante e a sala do Geoparque que fará o receptivo local.

De acordo com o diretor de Alianças da GOL Randall Saenz Aguero, a inauguração desta rota da GOL entre Salvador e Lençóis valoriza a aposta da Companhia na expansão regional como forma de promover o desenvolvimento e contribuir para a geração de riquezas. “As projeções para este novo destino são promissoras ao atender uma das regiões turísticas mais importantes da Bahia com voos diretos a Salvador”.

Durante a inauguração, estiveram presentes autoridades, empresários, jornalistas, Polícia Militar e CIPPA Lençóis, além de representantes do trade turístico de algumas cidades da região, integrantes do Consórcio Chapada Forte e demais convidados.

Segundo a secretária de Turismo Laura Garcia, a sensação é de dever cumprido. “Além de ampliar as alternativas de transporte para turistas e moradores, as operações vão beneficiar toda a região, tanto para estimular o turismo como para outros negócios, impulsionando a geração de emprego e renda”, conclui.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a GOL tem sido uma grande parceira facilitando o acesso à Chapada Diamantina, uma das zonas turísticas mais procuradas pelos turistas."A conectividade aérea é fundamental para o desenvolvimento da atividade turística e o fortalecimento dos destinos. Agora, é a vez da linha Salvador-Lençóis, Isso trará como resultado mais emprego e mais renda para os baianos”, explicou.

Os bilhetes para Lençóis podem ser adquiridos no site e no aplicativo da GOL, nas lojas GOL nos aeroportos, no site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

Veja abaixo as frequências e horários dos voos entre Lençóis (LEC) e Salvador (SSA):

Origem

Destino