Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Passado o carnaval e a semana santa, é hora de se preparar para o São João, e, em Lençóis, o clima já é de festa.
A expectativa para os festejos de 2023 é grande e o clima é de especulação, tanto por moradores como por turistas que aguardam ansiosos a divulgação da grade de atrações para um dos eventos mais esperados do ano, no município.
Além do clima mais frio, que já pode ser sentido à noite na cidade, o toque da sanfona e do zabumba já podem ser ouvidos em praças, bares, restaurantes e casas de shows que incluíram o forró em suas programações.
Em 2022, a festa contou com uma programação inédita ao longo de 7 dias, com atrações que são referência do forró pé de serra em todo o Brasil.
A decoração, foi uma atração à parte. As ruas do centro histórico receberam uma ornamentação que garantiu registros e fotos de momentos memoráveis.
Além dos grandes nomes que fizeram parte da grade, o São João de Lençóis contou com a tradicional apresentação das quadrilhas dos bairros, que envolve a participação de crianças, jovens e adultos, moradores da cidade. Teve Pau de sebo, quebra pote, alambique e até uma rural elétrica de forró.
Segundo a prefeita Vanessa Senna, para este ano, uma grade de atrações tão especial quanto a do ano passado está sendo preparada.
De acordo com a Secretária Laura Garcia, os nomes dos artistas que irão compor a grade oficial serão anunciados em breve.
A cidade de Lençóis foi uma entre os 18 municípios escolhidos para o roadshow do lançamento do São João da Bahia: Tradição e Originalidade.
A proposta é promover e apoiar a comercialização do tradicional São João da Bahia, remetendo às suas origens, associando Turismo, Cultura e Gastronomia para proporcionar aos participantes uma verdadeira experiência do interior da Bahia, gerando desejo de consumo imediato e atração do público das principais capitais emissoras de turistas: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
Abaixo, seguem algumas informações para quem deseja visitar, ou passar o São João, em Lençóis:
Como chegar:
Lençóis tem localização central na Bahia, está a 12 km da rodovia BR-242, que liga Salvador-BA à Brasília-DF.
Para quem vem de carro, a principal via de acesso para Lençóis, saindo de Salvador, é a BR-324 até Feira de Santana. Pegue o entroncamento com a BR-116 e, em seguida, a BA-052 até Ipirá. Ao chegar em Ipirá, pegue a saída para BA-233 até Itaberaba. Na sequência, acesse a BR-242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA-144/BA-050. https://maps.app.goo.gl/sgAKPX3Gj5tkQ2Xd7
Linhas rodoviárias diárias:
Voos regulares:
https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1hLGI5AJDbaFhEwhsYDTiosd-AZ6r5o2s?usp=sharing
O que fazer:
Lençóis é conhecida pela facilidade de acesso a vários atrativos maravilhosos. Começando pelo Parque Municipal da Muritiba, localizado a pouco mais de dez minutos de caminhada do Centro Histórico. Lá o turista já pode conhecer as piscinas naturais do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes. Esta região também tem rico valor geológico e guarda histórias fantásticas sobre o tempo do garimpo. Aos escaladores, o Parque Municipal da Muritiba é um convite às práticas de boulder. Consulte mais informações e regras de acesso em https://janoo.com.br/lugar/parque-da-muritiba.
Ainda em Lençóis, a escorregadeira natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a belíssima Cachoeira do Sossego encantam pessoas do mundo inteiro. Outra opção é o roteiro Marimbus e Roncador, em que o visitante parte da comunidade quilombola do Remanso em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada, o Marimbus, em direção a um delicioso banho no rio Roncador, o acesso também pode ser feito à cavalo, quadriciclo ou bicicleta, pela Estrada do Garimpo.
Para os apaixonados por arqueologia, é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior sítio arqueológico preparado para receber visitantes na Bahia, e onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Bem próximo do atrativo pré-histórico está a Cachoeira do Mosquito, com seus imponentes paredões rochosos e delicioso banho em ducha natural.
Aos que preferem aventura, a travessia pela Gruta do Lapão, Fumaça por baixo, Cachoeira do Mixila, Capivari e outras, são ótimas opções para acampamento e/ou prática de rapel, sendo indispensável acompanhamento de guia/condutor de visitante.
Memória e cultura - A cidade também oferece um city tour interessante entre ruas e monumentos históricos tombados como patrimônio e que, além de valorizar a história e cultura, podem garantir belíssimas fotos. Entre os espaços recomendados para visitação na cidade estão a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, a sede da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis e a Sociedade União dos Mineiros, que preservam a história por meio de vestígios do garimpo através de objetos e peças que ficam expostas nesses espaços. Vale destacar também a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis, decretada Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia em 2023, e que acontece todos os anos, de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, desde 1852. Saiba mais em senhordospassoslencoisba.com.br
Cachaça e café - Já para quem deseja curtir o turismo rural, a Fazenda Alambique Passagem dos Bois oferece refeições e também hospedagem. Há também o restaurante Encontro dos Rios, que tem uma excelente estrutura para passar o dia e se deliciar com a gastronomia do lugar. E o Ecositio Santa Fé oferece uma maravilhosa experiência para os amantes do café.
SERVIÇO:
Agende sua visita nos atrativos: www.janoo.com.br/lencois
Onde Ficar:
Lençóis conta com mais de 5 mil leitos hoteleiros e extra hoteleiros distribuídos em mais de 200 meios de hospedagem. São cinco hotéis de alto padrão, além de pousadas charmosíssimas, albergues, camping e casas de aluguel.
Onde comer:
Para cada dia em Lençóis, vale a pena se programar para experimentar uma culinária diferente. É possível desfrutar da cozinha italiana, japonesa, árabe e também das tradições locais.
O Restaurante Quilombola, por exemplo, é imperdível. Comandado por uma chef nascida na comunidade do Remanso em Lençóis, traz a verdadeira culinária regional em um cardápio diversificado e saboroso.
Para completar uma trilha gastronômica bem com a cara da Chapada Diamantina, aproveite para provar a sobremesa “Doce Infância” no Restocafé Quarar. Essa delicia é inspirada nos tempos em que a chef ainda era criança em Lençóis e harmoniza sabores como o licuri, maracujá do mato e um sorvete artesanal de coco. Imperdível!!
Quem procura uma experiência gastronômica bem diferente da correria da cidade grande, precisa experimentar o slow food do restaurante Cozinha Aberta: “Lugar sensacional, atendimento, trilha sonora, comida, sobremesa..: tudo perfeito. cerveja gelada! A comida estava sensacional, pedi uma massa de cacau com pesto e camarão sem igual” , registrou uma turista no site Tripadvisor.
A melhor dica gastronômica em Lençóis é reservar tempo para experimentar o maior número de lugares que for possível porque o ruim mesmo é só ter que ir embora desse paraíso.