Profissionais da Saúde e sociedade civil discute a importância do SUS em Conferência Municipal de Saúde

09/12/2021 às 15h30

A sociedade civil, instituições públicas e todos os profissionais da rede municipal de Saúde foram convidados a participar da VI Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 02 de dezembro, no auditório do Hotel Portal de Lençóis.

Com o tema “Enfrentamentos do SUS em uma pandemia” os participantes discutiram e avaliaram a garantia de acesso e melhoria da qualidade em todos os níveis da atenção básica, através de grupos de estudo separados por eixos variados.

Durante a abertura do evento, a prefeita Vanessa Senna ressaltou que a conferência não atendia apenas à formalidade Municipal, mas representava o resultado já alcançado pela gestão, apoiada numa equipe comprometida, para que a realidade da Saúde do município fosse transformada.  Um resultado visível em todo o município, desde as comunidades que antes não eram assistidas, até o novo ambiente em que se encontra o Hospital Municipal, que foi interditado pelo estado, devido ao descaso em que foi tratado por vários anos.

Segundo Vanessa, a saúde é uma das prioridades porque se a população procura a saúde, é porque precisa.

Após os protocolos de abertura, a palestrante Elaina Sirley ressaltou a importância do reconhecimento do SUS, que atende a atenção básica, desde o pré-natal, a saúde da criança, do idoso, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Segundo ela, o fortalecimento da atenção básica representa a resolução de problemas evitando o crescimento de demandas de serviços de urgências que muitas vezes geram sequelas aos pacientes, e maior custo ao município.