Empreendedorismo rural é tema de debate entre SEBRAE e produtores do município

09/04/2022 às 22h12

Representantes dos produtores rurais de todo o município participaram, no dia 05 de abril, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tanquinho, de um bate papo com o gestor de projetos do SEBRAE Heitor Marback, que destacou a importância do associativismo e do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do campo.

Convidado pelo secretário de Agricultura Maurício Lima, Heitor apresentou diversas cases de sucesso de projetos que foram impulsionados através das capacitações e da consultoria do SEBRAE em todo o país e na região da Chapada Diamantina, como o projeto de horticultura na produção de frutas vermelhas e produtos orgânicos.

Segundo Heitor, o SEBRAE está preparado para apoiar o produtor rural de diversas maneiras, com capacitação, palestras, cursos, seminários, orientação para o associativismo, cooperativismo e fomento ao empreendedorismo, além de serviços e consultorias específicas sobre atendimento, controle financeiro, custo de produção e outros.

O encontro contou com a participação da coordenadora do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF), Sulamita Matos que ressaltou a importância da regularização dos documentos para que os agricultores tenham acesso a benefícios voltados para o setor rural.

O encontro teve o objetivo de conscientizar os produtores quanto à necessidade de organização do setor produtivo, que tem enorme potencial em todo o município. No próximo dia 07 de abril, será realizada no Mercado Cultural, a I Feira da Agricultura Familiar de Lençóis, onde serão apresentados e comercializados diversos produtos orgânicos do município.