Chapada Bike Racing leva atletas para trilhas de Lençóis

09/04/2022 às 21h00

As trilhas de Lençóis mais uma vez foram palco para atletas de ciclismo de todo o Brasil, que disputaram a primeira edição do Chapada Bike Racing, uma competição planejada exclusivamente para o território da Chapada Diamantina, entre os dias 18 e 19 de março.

Foram dois percursos distintos: Sport (40km) e Challenge (105km), com categorias individuais e duplas estrategicamente planejados para contemplar algumas comunidades rurais do município como pontos de apoio para passagem dos atletas.

A abertura do evento aconteceu no Mercado Cultural de Lençóis no dia 18, com entrega de kits e o congresso técnico com orientações  dos diretores gerais da prova Arnaldo Maciel e Marcio Oliveiragerais para os atletas.

No sábado (19), às 07h30 foi dada a largada na Praça Horácio de Matos.

Segundo a prefeita Vanessa Senna, o Chapada Bike Racing é um evento que legitima o município de Lençóis como um impulsionador do esporte de aventura. “É um presente para o município sediar eventos desse nível que só enriquecem o calendário local, estimulam o esporte e a integração social, visibilidade do destino e o fomento à economia local, especialmente quando inclui a nossa querida zona rural em seu percurso”.

Na competição estavam atletas locais amadores e atletas profissionais vindos de todo o Brasil.

O Chapada Bike Racing foi promovido pela Prefeitura Municipal de Lençóis com o apoio do Parque Nacional da Chapada Diamantina; da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb); patrocinadores diversos; Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal; além da Federação Baiana de Ciclismo que arbitrou a prova, válida pelo campeonato baiano de ranking.

O evento contou com a participação do presidente da Federação Baiana de Ciclismo Oscar Sobrinho e da deputada estadual Ivana Bastos, que destacou a felicidade em ver a cidade de Lençóis se desenvolvendo e abrindo espaço para o esporte brasileiro.

A grande campeã do desafio Challenge, bicampeã no mountain bike brasileiro Cássia Garcia definiu a prova como “linda” e “dura”. “Que privilégio o meu poder correr em um lugar tão mágico, com trilhas formidáveis, paisagens de tirar o fôlego. A prova ficou espetacular, organização nota mil, não deixou nada a desejar, valeu a pena cada km rodado para estar aqui”, destacou a campeã.