Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Os festejos juninos de 2022 em Lençóis entraram para a história do município como o melhor São João da cidade. Isso porque, desde as comemorações de Santo Antônio, realizadas entre os dias 11 e 13 de junho, em Tanquinho, os festejos contaram com destaque especial na programação, na decoração e apresentações culturais e nos grandes artistas que fizeram parte da grade da festa.
Tradição na 31º Cavalgada de Lençóis
Considerada a abertura oficial do São João no município, a 31º Cavalgada de Lençóis foi realizada no dia 19. A concentração, como de costume, foi realizada em Tanquinho e contou com a participação de apreciadores de toda a região. Ao lado da presidente da festa que levava o estandarte, a prefeita Vanessa Senna, deu início ao cortejo que seguiu em cavalgada pelo trecho da fazenda Bonita até Lençóis.
Na chegada, centenas de cavaleiros e amazonas desfilaram com seus animais nas ruas da cidade.
Conforme a tradição, foram premiadas diversas categorias: cavaleiro mais novo, mais velho; amazona mais bonita entre outras.
A programação musical deu início aos oito dias de festas no Teatro de Arena, com os shows de Seu Maxixe, Sela Vaqueira e Ana Catarina.
São João em Lençóis
Entre os dias 19 e 26, uma programação intensa e inédita no município. O São João de Lençóis foi cuidadosamente planejado para respeitar as tradições.
No centro histórico da cidade, cortinas de chita em todas as portas e janelas do comércio local, que ficou lotado durante todo o período de festa.
Bandeirolas, balões, bonecos gigantes, painéis de Lampião e Maria Bonita para fotos, estandartes e até um alambique com produção ao vivo fizeram parte da decoração que rendeu muitas fotos e comentários nas redes sociais. Grande parte da decoração foi feita por moradores locais através de equipes do CRAS.
Segundo a prefeita Vanessa Senna, para este ano tudo foi feito com um cuidado muito especial, respeitando e reafirmando as tradições locais e o autêntico forró pé de serra.
A programação foi cuidadosamente elaborada para contemplar todas as idades com pau de fitas, pau de sebo, quebra-pote, rural elétrica e quadrilhas, além dos shows de forró no Mercado Cultural e no Teatro de Arena.
As quadrilhas eram predominantemente de moradores de bairros de Lençóis. Com o apoio da Prefeitura, se apresentaram: Quadrilha do Jajá, Quadrilha Pé de Moleque, Quadrilha Rosalina, Quadrilha Pó de Pemba, Quadrilha das Casadas “Cambalacho”, e a Quadrilha Adolescê.
No circuito da festa, barraqueiros locais comercializaram comidas típicas, e bebidas como licor e o tradicional quentão.
De acordo com a secretária de Turismo Laura Garcia, depois de 2 anos sem São João, a expectativa era muito grande, tanto do trade de turismo como dos moradores e visitantes, “Essa festa mexe com toda a economia local. Um evento que gera emprego e renda para praticamente toda a cidade. É uma festa muito importante também para a cultura local e para os moradores, que caíram no forró, intercalando o trabalho com a diversão”.
Confira as atrações que participaram do São João de Lençóis do dia 20 a 26 de junho:
- 20.06: Elisson Moura, Adelmário Coelho e Dorgival Dantas
- 21.06: Lara Amélia, Flávio José e Forró a Lenha
- 22.06: Vitinho do Acordeon, Zelito Miranda e Pablo Marques
- 23.06: Chambinho do Acordeon, Cheiro de Milho e Filomena Bagaceira
- 24.06: Estakazero, Elisson Castro e Cangaia de Jegue.
- 25.06: Colher de Pau, Raimundinho do Acordeon e Flor Serena.
- 26.06: Bateia de Renda, Marquinhos Café e Percebes Rabelo.
Recicla Lençóis
Uma novidade que deu certo e que fortaleceu um movimento muito importante para o município de Lençóis foi a campanha de uso consciente e reciclagem realizada durante os festejos de São João.
Através da iniciativa de integrantes da Associação de Materiais Recicláveis União e do movimento Recicla Lençóis, foram instalados no circuito da festa, pontos estratégicos para apoio das ações de coleta de resíduos sólidos, orientação sobre o uso e reuso de materiais recicláveis, ponto de separação de resíduos coletados e venda de copos da campanha que, além de ser uma ótima lembrança desse período festivo, evitou o descarte de mais de 80 mil copos descartáveis, através da venda de 2500 copos retornáveis, evitando o descarte e gerando renda para a Associação.
De acordo com dados dos organizadores, a ação evitou que meia tonelada de resíduos fossem destinados para o lixão.
Para facilitar o processo de destinação dos resíduos, a separação do material coletado foi realizada ainda durante os dias de festa, num espaço cedido pela Prefeitura para a ação ainda no circuito.
Segundo Débora Daltro, uma das organizadoras da ação, o movimento realizado durante o São João faz parte de um projeto que vem acontecendo desde outubro de 2021, quando foi realizada a 2º Semana do Lixo Zero, momento em que se começou a estruturar a Associação de Materiais Recicláveis, e a coleta semanal de resíduos sólidos na cidade. De lá pra cá, várias ações e campanhas de estímulo à reciclagem vêm sendo realizadas no município.
Para incentivar e fortalecer o projeto que prevê a construção de um galpão para armazenamento, separação e venda dos resíduos pela Associação, numa área já destinada para este fim, na região da Tijucana, a Prefeitura de Lençóis cedeu, até o mês de dezembro, o uso do antigo Mercadão, espaço onde era realizada a feira livre. O local, que em breve atenderá outro projeto da Prefeitura, conta atualmente com estrutura básica para desenvolvimento do trabalho da Associação como água, energia elétrica e segurança.
Após o sucesso da ação no São João de Lençóis, os copos retornáveis da campanha também foram vistos sendo utilizados em festas como São Pedro, na Estiva e até em Seabra.
A ação foi realizada através da parceria entre a Associação União; a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo e a TransLoc, empresa responsável pela manutenção e limpeza da cidade, com o apoio da Circulô Sustentabilidade, que faz gestão de resíduos em estabelecimentos comerciais e eventos; H2O, empresa de turismo e consultoria de eventos; Janoo, Comunicação e tecnologia e Recicla +: Gestão de Resíduos.
Um Alambique no centro da cidade
Para deixar os festejos juninos ainda mais autênticos, a Secretaria de Turismo convidou os produtores de cachaça artesanal da Fazenda Passagem dos Bois, localizada na zona rural do município, para exporem e comercializarem seus produtos durante o São João.
Teve rapadura, cachaça, melaço e uma boa prosa com o Sr. Silvio Belas, contador de histórias e produtor da tradicional cachaça.
O Alambique foi instalado na Praça das Nagôs, em frente ao Mercado Cultural e quem passou por lá, pôde vivenciar o processo de produção e degustar sabores especiais direto da roça.
A Fazenda Passagem dos Bois oferece também hospedagem, espaço para eventos, turismo de experiência rural e uma deliciosa comida regional.
Rural Elétrica
Não faltou forró!
Pra quem não abre mão de um trio elétrico, a tarde do dia 25 foi de pura festa, mas no ritmo de forró.
A Rural Elétrica agitou o público com músicas clássicas do pé de serra e grandes nomes do Baião. A concentração aconteceu na Avenida Senhor dos Passos e mesmo com a ameaça da chuva, não faltou animação em todo o percurso até a Praça Horácio de Matos.
São Pedro pra não esquecer!
As comemorações de São Pedro também se estenderam com festa até o dia 02 de julho.
No dia 29, os moradores do bairro Arto da Estrela receberam o cantor Tierry Pietro, que levou o forró para centenas de pessoas na quadra do bairro. A programação foi iniciada com a apresentação da quadrilha Adolescê, em que grande parte dos integrantes é nascido e criado no bairro.
A comunidade de Estiva também esteve em festa e entre os dias 01 e 02 de julho recebeu as bandas D’Lock, Sela Vaqueira, New Click, Alan Júnior, Pablo Marques e Real Pagofunk.