1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Sebrae promove workshop temático sobre turismo de experiência na Chapada Diamantina

06/10/2022 às 09h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Empresários, guias, estudantes e representantes de diversos segmentos do turismo participaram do 3º Workshop Temático - Experiência do Turista e Tecnologia, realizado no Auditório Orlando Senna (Espaço Ecoviva), na tarde da última quarta-feira (05). 

O evento foi conduzido pelos consultores do Sebrae: Carol Chagas, Tiago Valois e Augusto Cruz especialistas no setor, que apresentaram o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes, surgido em 2013 na Espanha e implantado no Brasil no ano passado, com o objetivo de expandir o turismo de experiência em todas as zonas turísticas do Brasil, e a Chapada Diamantina já conta com algumas rotas especiais como a Rota do Café, Rota das Frutas Vermelhas e a Rota das Experiências Sensoriais que vem sendo desenvolvidas com a consultoria do Sebrae há 03 anos.

Entre os cases apresentados estão a produção de óleos essenciais realizada na Fazenda Akã, em Morro do Chapéu, onde o visitante pode conhecer o processo de produção do óleo desde desde a plantação até a destilação e envasamento, e experiência com aromaterapeuta dentro da fazenda, através de uma visita guiada.

A produção de vinhos pela vinícola VAZ, também de Morro do Chapéu oferece ao visitante a possibilidade de desfrutar as atividades agrícolas do vinhedo e de todo o processo de vinificação desde a colheita até o envasamento, com degustação de vinhos de características próprias e personalizados.

A inovação tecnológica aplicada à gestão de atrativos turísticos também foi destaque no evento, com o case de sucesso da Janoo, plataforma que permite a gestão inteligente dos atrativos com a geração de dados que possibilitam o planejamento, monitoramento e visitação ordenada. A Janoo já atua na gestão dos principais atrativos de Ibicoara, Mucugê e no Parque da Muritiba, principal atrativo natural de Lençóis.

O evento foi promovido através da parceria entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Turismo, com o objetivo de apresentar cases de sucesso de empresas que inovaram o turismo de experiência na Chapada Diamantina.