1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Festa do Senhor dos Passos, Patrimônio Imaterial da Bahia, movimenta cultura, religião, economia e entretenimento em Lençóis

04/02/2023 às 11h58

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os festejos em homenagem ao padroeiro dos garimpeiros como tradicionalmente é  realizado em Lençóis entre os dias 23 de janeiro e 02 de fevereiro, este ano foi comemorado com um motivo especial, após o reconhecimento do evento como Patrimônio Imaterial e Cultural da Bahia pelo governador Jerônimo, conforme publicação do decreto Diário Oficial, de nº 21.879, do dia 17 de janeiro de 2023.

O processo, que tramita desde 2015, é uma iniciativa de membros da Sociedade União dos Mineiros e Prefeitura Municipal, junto ao IPHAN e IPAC com o objetivo de preservar e valorizar a Festa do Senhor dos Passos, uma manifestação histórica que faz referência à formação da cidade.

De acordo com o presidente da SUM, Henrique Lima, foram muitos anos de esforço coletivo  pela conquista desse reconhecimento. Ele agradeceu todos os envolvidos e ressaltou a importância histórica desse momento.

As celebrações iniciaram no dia 23, com a lavagem das escadarias do Santuário, reunindo milhares de moradores e turistas. A partir do dia 24, foram realizadas alvoradas pela manhã, tardes de entretenimento esportivo para todas as idades e missas à noite.

As atrações musicais que se apresentaram entre os dias 28 e 31 movimentaram a cidade que recebeu grande fluxo de visitantes de toda a região. Ao longo dos 4 dias, foram realizados 12 shows, entre artistas locais como Beá Costa, Banda Zion e Moura Jorge, além de nomes como Negra Cor, Thiago Aquino, Ígor Kannário, Iguinho e Lulinha, Sertan’Love, Vítor Fernandes, La Fúria, Xandy Harmonia e Devinho Novais.

O secretário de Cultura, Felipe Sá, um dos idealizadores do projeto de reconhecimento da Festa como Patrimônio Imaterial e Cultural da Bahia, destacou a importância do evento em todos os aspectos não apenas para a cultura, mas também de forma econômica e inclusiva. Segundo ele, são todos esses detalhes e elementos que fazem dessa festa tão singular e extraordinária.

A prefeita Vanessa Senna agradeceu o apoio do Governo do Estado, destacou o empenho da Prefeitura na realização do evento junto à Paróquia e reafirmou o compromisso com a valorização da cultura local. “Temos um compromisso histórico com nossos antepassados; homens e mulheres aguerridos, empreendedores e aventureiros, mas acima de tudo gente de bem e disposta a construir uma sociedade melhor! Preservar a memória e valorizar a cultura do povo das Lavras, pois sabemos que a luta e a vida dos nossos antepassados serviu para nos ensinar o compromisso e o respeito, a democracia e a justiça, e nessa trajetória criaram uma rica e forte cultura local”. Ressaltou Vanessa.

Apesar do grande fluxo de pessoas durante os dias de shows, o evento terminou sem grandes transtornos e foi considerado com saldo positivo de acordo com a Polícia Militar, que não registrou nenhum caso de violência, ou apreensão de drogas. Segundo informações  da 42ºBPM de Lençóis, foi identificada no circuito da festa a atuação de uma quadrilha vinda de Salvador, que praticou roubo de celulares e carteiras durante o primeiro dia, que resultou na captura de um dos membros da quadrilha.

O Hospital de Lençóis também não registrou nenhuma ocorrência fora do normal, apenas atendimento por excesso de álcool, mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, não houve atendimento resultante de violência, ou brigas durante a festa. 

A solidariedade também esteve presente na Festa e mais uma vez,com apoio da comunidade, a equipe do Campeonato Master do Lavrado, liderada por Kikiu e Kiko, preparou uma recepção aos romeiros que vieram de outras cidades prestigiar a Senhor dos Passos. Eles contaram com espaço para descansar, banheiros e almoço.

Os deputados Otto Filho e Ivana Bastos também participaram de parte dos festejos e em momentos distintos, prestigiaram os festejos ao lado da prefeita Vanessa Senna e outras autoridades.

A festa do Senhor dos Passos é a maior festividade local, que envolve toda a comunidade, grupos culturais, gestores, moradores, atletas, barraqueiros, devotos e visitantes, que há 171 anos, participam prestigiando ou trabalhando na festa do padroeiro dos garimpeiros.