1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Profissionais da Saúde elaboram propostas para melhorias durante Conferência Municipal de Saúde

03/04/2023 às 14h01

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Garantir Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia, esse foi o tema da VII Conferência Municipal De Saúde, realizada na última sexta-feira (31), no Auditório Orlando Senna, onde reuniu gestores e profissionais da Saúde de todo o município.

A Conferência, que este ano celebrou os 35 anos do SUS, abordou 4 eixos: O Brasil que temos - o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e o eixo  Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A programação contou com uma palestra magna ministrada pela enfermeira obstetra, mestre em Saúde Coletiva, Elânia Sant'Ana. Segundo ela, a conferência é um espaço de participação popular, e os profissionais que trabalham na assistência diariamente conseguem identificar as dificuldades, tanto como usuários do SUS, como servidores. Ela também ressaltou a importância da equidade do atendimento do SUS, para que o sistema atenda principalmente a quem mais precisa.

Após discussão em grupos, foram elaboradas algumas propostas pelos profissionais, que, depois de apresentadas e votadas, serão levadas para avaliação do Governo do Estado.

Esse momento é crucial para apresentar o diagnóstico local, e as propostas aprovadas, irão mostrar para o estado o que o município realmente precisa.

Segundo a secretária de Saúde Bruna Najara, os maiores problemas locais são por causa da limitação de recursos, e esse momento é crucial para mostrar ao governo do estado que o recurso destinado para a saúde do município não é suficiente para atender as necessidades locais. “Um dos maiores desafios para manter o atendimento à saúde no município é a limitação de recursos", afirma. 

A plenária foi encerrada após a escolha dos delegados que representarão o município na conferência da etapa estadual, e leitura da ata.