Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Foi retomado na última semana o projeto de castração de animais, viabilizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal via Secretaria De Meio Ambiente (SEMMA) e a ONG Digaí Bicho.
O projeto realiza castração de animais em situação de vulnerabilidade identificados através de um mapeamento feito pela equipe de castração que atua em toda a cidade.
De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, o projeto atendeu 371 animais no ano 2021, quando o programa de castração foi implantado no município.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Raimundo Baracho o objetivo da SEMMA é expandir o serviço de castração para atendimento também na zona rural e para a ampliação do atendimento para cães. Atualmente apenas gatos são atendidos pelo projeto, devido a estrutura limitada de espaço e de profissionais, já que o procedimento em cães é mais complexo e requer ainda mais espaço.
Hoje o projeto conta com a atuação de 4 profissionais, onde 02 são contratados pela Prefeitura e outros 02 são voluntários.
O projeto já conta com uma lista de 200 animais aguardando a castração, que acontece às terças e quintas.
Além do mapeamento de animais em todos os bairros da cidade, a equipe de castração também realiza um acompanhamento pós cirúrgico dos animais atendidos pelo projeto, através de contato direto com seus donos em toda a cidade.