Agricultura: parceria com BAHIATER promove mutirão para emissão de Daps

29/01/2022 às 08h29

Produtores rurais de diversas localidades do município participaram de um mutirão para regularização e emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) no dia último dia 25.

O documento, considerado pelo secretário de agricultura Maurício Lima como a identidade do agricultor, é o instrumento pelo qual o agricultor tem acesso a programas de incentivo rural e de geração de renda.

O mutirão teve como principal objetivo a atualização de dados dos produtores e para fazer um diagnóstico local sobre os impactos que as fortes chuvas que caíram na região nos últimos meses causaram para os produtores.

De acordo com a coordenadora do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF) Sulamita Matos, outras ações para atualização de dados junto ao agricultores já foram realizadas em outros momentos nas comunidades.

Segundo o coordenador técnico da BAHIATER Sandoval Costa, o mutirão foi realizado também em outros municípios da Chapada Diamantina.

Para emissão da DAP o agricultor deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, e documentos do (a) cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável).

Entre as comunidades atingidas pelas fortes chuvas e com perdas consideráveis que receberão a visita de de equipes da bahiater para diagnóstico dos impactos ocorridos estão: Jaboticabal, Padre Cícero, Bela Flor e Jaraguá.