1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Feira da Gentileza: Projeto da Escola Isabel Silveira estimula atitude gentil entre alunos

26/10/2022 às 10h08

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os professores da Escola Isabel da Silveira encontraram uma maneira interessante de estimular os alunos a praticarem a gentileza no seu dia a dia. E, na última sexta-feira (21), uma feira divertida e variada recompensou simbolicamente o comportamento dos estudantes ao longo do ano.

O projeto “Gentileza” tem o objetivo de fazer com que os alunos reflitam sobre as ações de gentileza para com o próximo. A cada atitude gentil ou hostil, o estudante pode ganhar ou perder pontos que vão se acumulando. 

No final do ano, os pontos são revertidos em dinheiro fictício para a compra de artigos diversos na Feira da Gentileza, organizada pelos professores através de doações de brinquedos, doces, roupas, sapatos, acessórios e outros, adquiridos na comunidade. 

A prática tem tido resultados satisfatórios entre os alunos. 

De acordo com a professora Itailma, muitas vezes os próprios alunos avisam quando agem de maneira negativa com o colega, e, eles mesmos se corrigem para evitar perder pontos.

Segundo Aécio, pai de Maria Ester (06 anos), além dos valores como a importância da gentileza, a atividade faz com que os alunos tenham autonomia e administrem seu dinheiro fictício, na compra de ítens durante a feira. 

Quanto mais pontos, maior o valor a gastar.

Conforme gestores da escola, foi possível observar uma mudança positiva no comportamento dos alunos em todo o ambiente escolar, como a redução de riscos nas paredes dos banheiros, maior cuidado com as cadeiras e mesas e até mesmo com pedidos de desculpas aos colegas.

Durante a feira, os alunos também compram artigos para seus familiares, mas a decisão de compra é exclusivamente do estudante. 

Esta foi a terceira edição da Feira, realizada na escola.