1753

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Dia da Consciência Negra é celebrado com programação especial de fim de semana

30/11/2021 às 11h06

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura Municipal preparou uma programação especial para os dias 19 e 20 de novembro, durante o fim de semana em que se comemorou o Dia da Consciência Negra. 

Através de uma parceria entre instituições públicas e privadas, foi elaborada uma programação que contou com resgate histórico através de debates, oficinas, apresentações culturais e shows.

Já na sexta-feira (19),a abertura oficial da programação, realizada na Câmara de Vereadores contou com uma imersão às conquistas históricas apresentadas pela escritora Bárbara Carine, que fez o lançamento de 3 livros dedicados à representatividade negra nos diversos espaços sociais.  

Ela convidou estudantes e representantes da sociedade civil a refletir sobre a importância da ocupação de negros em espaços determinantes e contou histórias de mulheres que se destacaram no cenário mundial. 

Através de uma parceria com o SEBRAE, foi promovida, ao longo dos dois dias de programação, oficinas de acarajé, abará e do tradicional bolinho de estudante que fazem parte do tradicional tabuleiro. 

O economista Rogério Cerqueira, coordenador regional do SEBRAE da região metropolitana de Salvador realizou, na Câmara de Vereadores uma palestra sobre a ascensão do empreendedorismo afro descendente na Bahia e a situação no município de Lençóis. 

No Mercado Cultural, moradores e visitantes participaram de oficinas de turbantes, penteados, apresentações culturais da Capoeira Corda Bamba que realizou o tradicional batizado de integrantes do grupo, além de shows de artistas locais como André Fonseca, Ricardo Boa Sorte, Laércio Moura e outros.

Para além dos festejos, a programação foi elaborada com vários objetivos: 

- Externar à sociedade de Lençóis o comprometimento do Poder Público Municipal contra o racismo, afirmando a cultura da convivência social e  valorização dos seres humanos independente de cores; 

- Valorizar a contribuição dos afrodescendentes lençoenses na constituição da cultura, da economia e da política de Lençóis;

- Integrar o município de Lençóis aos demais municípios e instituições públicas e privadas do Estado da Bahia que defendem uma Sociedade igual para todos.

- Fortalecer a Economia Criativa no Município de Lençóis com desdobramentos positivos em vários segmentos econômicos, em especial na atividade turística;

Para o encerramento das atividades, o público vibrou com o show de Lazzo Matumbi, que lotou o Mercado Cultural com um repertório de músicas consagradas ao longo da sua trajetória artística. 

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Lençóis,através da Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio de empresários locais e da Fundação Pedro Calmon.