Vigilância Epidemiológica realiza ação preventiva contra a Leishmaniose

30/06/2021 às 17h29

A Secretaria de Saúde, através de uma parceria entre os agentes epidemiológicos de Lençóis, e os agentes do Núcleo Centro Leste com as bases de Itaberaba, Serrinha e Seabra, estão realizando uma ação preventiva em algumas residências da cidade, onde foram identificados focos do mosquito palha, principal agente transmissor da Leishmaniose.

O trabalho começou através de uma pesquisa etimológica feita pela equipe de Itaberaba e as ações passaram a ser desenvolvidas com o apoio das bases de Serrinha e Seabra.

Durante a ação, que faz parte de um programa do governo federal para combate da doença, os agentes orientam os moradores sobre a importância de alguns cuidados como a utilização telas de proteção nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito além do uso de roupas que cubram braços e pernas.

Após identificar a incidência de focos em algumas residências, os agentes realizam a pulverização preventiva onde utilizam uma solução de alfacipermetrina utilizado no combate de animais invertebrados, com contratação de 20% que tem ação durante 3 ou 4 meses de acordo com o ciclo.

Após a pulverização, os agentes irão realiza um trabalho de acompanhamento com ciclos de ações que duram até 2 anos.

A ação em residências da sede, nos bairros do Tomba e Lavrado, além de algumas residências na comunidade de Iuna.