Turismo em Lençóis é referência para cidades que pretendem estimular o setor

29/05/2021 às 20h10

Para fortalecer o desenvolvimento do turismo em toda a região da Chapada Diamantina, a cidade de Lençóis aposta na união, no diálogo e na troca de experiências com outros municípios.

Na última terça-feira (25), uma equipe da Secretaria de Turismo do município, acompanhada pelo presidente do Geoparque Parque do Sincorá Dioclides Araújo (Kiku), recebeu a visita institucional dos alguns gestores de turismo da região conhecida como Circuito do Ouro.

Da cidade de Dom Basílio, o secretário de Cultura e Turismo José Maria, o técnico de Cultura e Turismo Arnaldo Almeida e a assessora e monitora da pasta Cathê Brasil, acompanhados pelo secretário de Turismo da cidade de Botuporã, Matheus Fernandes.

Com o objetivo de entender algumas das práticas turísticas utilizadas em Lençóis os visitantes debateram sobre as mudanças que a atividade pode proporcionar na comunidade, os potenciais, os riscos e as estruturas básicas para o crescimento ordenado do setor.

De acordo com a secretária de Turismo Laura Garcia, a cidade de Lençóis já passou por fases muito boas e outras muito difíceis, especialmente por ter somente o Turismo como o principal gerador de renda e emprego. “Além dos atrativos naturais, a valorização cultural e a conscientização ambiental fizeram com que o destino se consolidasse ao longo desses 40 anos de atividade, tornando-o referência para outras cidades. O que nos deixa muito felizes, mas é uma responsabilidade muito grande”.

Segundo a assessora Cathê, a região do Circuito do Ouro é muito rica apesar de pouco explorada turisticamente. São muitas cachoeiras, pinturas rupestres, gastronomia local, ternos de Reis, entre outros.

Para Kikiu, presidente do Geoparque Serra do Sincorá e também presidente do Conselho de Turismo de Lençóis, o desenvolvimento sustentável do Turismo se dá através da participação ativa de três setores “a sociedade civil, o poder público e o setor privado. É o alinhamento dessa tríade que sustenta o turismo de qualidade”.

O secretário de Cultura e Turismo de Botuporã Matheus Fernandes, classificou a visita à cidade de Lençóis como uma “experiência incrível” e garantiu que é um destino que deve ser visitado várias vezes.

Ao longo do dia os visitantes trocaram experiências sobre a definição do público ideal para o turismo da região, a importância da criação do Conselho de Turismo e conheceram alguns hotéis, pousadas, a sede da Sociedade União dos Mineiros (SUM) e restaurantes da cidade.