Cultura: Tradição e fé na lavagem das escadarias do Senhor dos Passos

25/01/2022 às 21h50

As ruas do centro histórico de Lençóis foram tomadas pela tradição, devoção e fé no último domingo (23) com a lavagem das escadarias do Santuário do Senhor dos Passos, padroeiro dos Garimpeiros, durante a abertura dos festejos em louvor ao santo.

Depois de 02 anos os grupos culturais que representam elementos históricos da cultura local voltaram às ruas, com alegria e muita cor. Baianas, marujada, capoeira, reisado, Lyra, além de autoridades locais, devotos, moradores e turistas.

Esse ano a tradicional Festa do Senhor dos Passos conta com mais um elemento especial, o Hino das Baianas, resultado de um projeto da Sociedade União dos Mineiros (SUM), de autoria e execução de Márcia Martins. A festa já conta com registro especial provisório aberto pelo IPAC, para receber o título de Patrimônio Imaterial do Brasil.

Além da programação religiosa, uma programação esportiva e cultural foi elaborada pelos organizadores da festa que segue as recomendações das autoridades de saúde para prevenção da covid: tarde de brincadeiras para crianças, exposição de elementos do garimpo, exibição de filmes, corrida rústica, corrida de bicicleta e apresentações musicais no Mercado Cultural fazem parte da programação além do novenário e alvoradas.

Já na segunda-feira (24), primeiro dia da novena, uma programação especial para crianças foi realizada no Mercado Cultural. As atividades organizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer envolveu a criançada com desafios, corrida de saco, de obstáculo, revezamento entre outros. Conforme tradição, a Pylarmônica Lyra Popular de Lençóis realizou a alvorada e participou da missa no Santuário.

A festa é realizada pela SUM, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.