COVID-19 - PERGUNTAS FREQUENTES - PREFEITURA DE LENÇÓIS RESPONDE

23/06/2020 às 18h41

Pergunta: Estão planejando um bom suporte hospitalar na cidade, caso alguém se contamine?

Estamos aguardando o recurso do Governo Federal para o covid e iremos abrir o hospital de Tanquinho pra, se for necessário, atender apenas estas situações.

No momento não temos nenhum caso confirmado.

É importante lembrar que em todos os municípios se um paciente tem quadro agravado pela Covid-19 , ele terá que ser transferido para uma unidade de referência.

Ou seja , não cabe ao Hospital de Lençóis , que é Municipal, estar equipado para receber pacientes graves de covid-19. Todos os hospitais municipais de pequeno porte estão nesta mesma situação.

No momento, no caso de Lençóis, a Unidade de Referência é o Hospital Regional de Seabra.

Além disso, a Prefeitura de Lençóis disponibilizou a infraestrutura de Hospital Modelo Padrão Turístico, construída no Tanquinho porém nunca efetivada, para que o Governo do Estado implante um hospital de campanha para atendimento a pacientes de covid-19. A Prefeitura aguarda resposta do Governo do Estado.

Como são tomadas as decisões ligadas ao covid-19 em Lençóis?

O município de Lençóis tem seguido as normas e orientações da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, adequando-as a realidade local.

Um comitê para coordenar essas ações foi criado e reúne-se regularmente.

O Comitê de Lençóis de Combate ao Covid-19 se reuniu na quarta-feira, 17 de junho, por exemplo, para avaliar as ações e planejar os próximos passos.

Entre as principais decisões do Comitê está uma possível reabertura gradativa de alguns setores do comércio local. No momento apenas delivery e serviços essenciais estão liberados para funcionar.

A entrada de visitantes na cidade continuará suspensa por tempo indeterminado.

Lençóis é um dos únicos municípios da região da Chapada Diamantina que não tem registros de covid-19, o que reflete uma política eficaz de combate à pandemia adotada pelo município.

Entre as frentes de trabalham que devem ser fortalecidas nos próximos dias está a fiscalização de possíveis aglomerações. "Iremos intensificar a conscientização e a fiscalização sobre temas como uso de bebida alcoólica no período da pandemia e a proibição de confraternizações", comentou a Secretária Municipal de Administração, Giovana Aguiar, uma das integrantes do Comitê .

Este mês, a Prefeitura de Lençóis, sob orientação da Base Regional de Saúde de Seabra, iniciou também a testagem rápida de profissionais de saúde que trabalham no município.

Integrantes do Comitê

-Secretária Municipal de Administração, Giovana Aguiar;