Combate a dengue: agentes de endemias realizam levantamento de índices de amostragem

17/06/2021 às 19h21

Para combater a proliferação do mosquito da dengue, a mobilização da sociedade é fundamental. Como ação de rotina, equipes da Vigilância Epidemiológica realizaram uma ação ao longo desta semana para o Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRA).

Além do acompanhamento diário dos agentes, o LIRA é realizado periodicamente a cada 3 meses para identificar o índice de infestação do mosquito na cidade.

Os agentes fazem o trabalho nas residências e em terrenos baldios. Eles avaliam as situações que podem provocar a proliferação do mosquito da dengue e orientam as pessoas sobre os cuidados diários em suas residências.

Ao encontrar focos do mosquito, os agentes realizam a coleta do material para análise e identificação da larva do mosquito aedes aegypti.

Segundo o supervisor dos agentes de endemias (ACES) Acony Santos, uma das regiões onde tem maior número de focos de dengue é o Distrito Octaviano Alves (Tanquinho), por ser uma região onde os moradores possuem muitos tanques e reservatórios de água. Conforme autorização da Organização Mundial da Saúde, para o combate e a erradicação da larva, os agentes utilizam um produto inseticida chamado piriproxifen, que é um tipo específico de cloro eficaz contra larvas de mosquitos.

Além do combate à dengue, por ser uma região endêmica, os agentes realizam periodicamente outras ações preventivas para o combate de esquistossomose e leishmaniose.