Secretaria de Turismo inicia projeto de imersão cultural e prepara inventário de atrativos naturais e culturais

14/05/2021 às 21h37

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou na última quinta-feira (13), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, um projeto que pode ressignificar a experiência do turista que visita a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, através de um mapeamento de atrativos naturais e culturais que praticamente não fazem parte dos roteiros convencionais, apesar de estarem muito próximos da cidade.

Acompanhada de uma equipe técnica, a secretária de Turismo Laura Garcia, visitou trechos do Parque da Muritiba como as Tocas usadas por antigos garimpeiros que guardam características físicas e históricas do lugar.

A visita teve o objetivo de coletar informações para a construção de um inventário que pode ampliar a experiência do turista na cidade, possibilitando a imersão na cultura histórica local, ao tempo que oferece mais opções de passeios, o que pode fazer com que o turista permaneça mais tempo na cidade.

De acordo com a secretária Laura Garcia, a cidade de Lençóis possui muitos outros atrativos que ainda não são explorados de maneira sustentável. “Além dos atrativos naturais mais procurados como Serrano, Ribeirão e Cachoeira do Sossego, existem diversas possibilidades de roteiros que unem história, arte e natureza com grandes potenciais turísticos".

O projeto inclui experiências na rota do garimpo como a área das antigas Dragas, vivências com o Jarê e resgate de arte local, como a renda de bilro.