Parceria entre Prefeitura e ONG promove castração de mais de 500 gatos em 11 meses

13/04/2022 às 21h13

O projeto de castração de animais promovido através da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a ONG “Diga aí, Bicho” atingiu uma marca histórica na última semana. Já são 510 animais castrados em menos de um ano, impedindo que entre 1246 a 2493 filhotes tenham nascido em situação de vulnerabilidade e maus tratos, já que os animais geralmente ficariam soltos nas ruas.

A esterilização reprodutiva, ainda que limitada, é uma das ações mais eficazes no controle populacional de animais, que impactam diretamente na saúde pública do município.

O projeto, iniciado em maio de 2021 com o objetivo de atender animais de famílias carentes, acontece de forma gradativa e ainda está em fase de estruturação. Por enquanto, apenas gatos são atendidos pelo projeto que deve ser ampliado também para o atendimento de cães, tanto na sede, como na zona rural.

Atualmente, o projeto conta a atuação de profissionais contratados pela Prefeitura e voluntários.

A castração atende animais de todos os bairros da cidade através de um mapeamento prévio realizado pela equipe do projeto. Segundo informações da secretaria de Meio Ambiente, o projeto já conta com uma lista de espera de quase 500 animais a serem esterilizados.

No último sábado, equipes da Secretaria visitaram um espaço na comunidade de Afrânio Peixoto (Estiva) que deve ser destinado para a realização da castração de animais na localidade.

De acordo com a veterinária Cristiane Demérito, o projeto tem um impacto muito grande na saúde e bem estar dos animais e da população humana, porém, essas ações devem acontecer em paralelo com a conscientização das pessoas, através de medidas educativas, especialmente por se tratar de uma região de Parque Nacional, onde deve ser considerada a preservação da fauna local, como passarinhos, calangos e outros.