1753

Pular para o conteúdo

Prefeitura elabora plano de ação para minimizar impactos das chuvas em Lençóis

12/12/2021 às 18h39

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com quase 50 dias seguidos de chuva no município de Lençóis, uma força tarefa foi organizada por diversos setores da Prefeitura, para garantir a segurança e minimizar os efeitos das ocorrências na cidade. 

Com o grande volume de água que caiu na madrugada do último sábado, diversas Secretarias do município estão trabalhando em conjunto para atender as famílias impactadas com alagamentos, desabamentos de casas, encostas e outros. 

No bairro Lavrado, os moradores que tiveram suas casas invadidas pela água receberam o apoio da Secretaria de Assistência Social que mapeou a área atingida que é de ocupação irregular, levantou dados das famílias afetadas e providenciou a retirada disponibilizando 02 espaços para acomodação. Muitas delas preferiram ficar com parentes e amigos. 

Também foi disponibilizado a busca ativa do aluguel social, refeição e a entrega alimentos adquiridos através da Assistência Social e de movimentos sociais entre sociedade civil, Polícia Militar e demais secretarias. 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, as equipes de Saúde do município estão atentas, mas não foi registrado nenhuma ocorrência ou atendimento no Hospital em decorrência das chuvas. A Secretaria de Saúde também destinou itens para doação às famílias, como fraldas descartáveis, lençóis e alimentos. 

Segundo a prefeita Vanessa Senna, é importante que a população busque a avaliação técnica de risco do município antes de iniciar qualquer construção. Para Vanessa, uma das alternativas para garantir a moradia segura das famílias é facilitar o acesso à casa própria através do financiamento habitacional Casa Verde e Amarela. Ela agradeceu o apoio de todos os envolvidos no acolhimento às famílias afetadas e ressaltou que a defesa civil e todos os setores municipais estão em estado de alerta. 

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está elaborando um relatório de danos gerais e riscos em todo o município. De acordo com o secretário Alan Mourthe, o primeiro passo foi identificar e tentar sanar os riscos eminentes. Ainda ano sábado foi realizada uma intervenção na tentativa de desviar a água que ameaça moradores do bairro do Lavrado, além de cobertura de encostas com lonas e outros.

Segundo Alan, uma equipe técnica do Estado foi enviada pela SEINFRA para realizar análise dos desabamentos de encostas no trecho da BA 144, que liga a cidade de Lençóis à BR 242. O local ficou interditado por algumas horas durante a madrugada e precisou ser desobstruída para liberação do trecho.  

Apesar dos estragos a solidariedade também se fez presente com uma campanha para arrecadação. Moradores da sede e das comunidades rurais se mobilizaram enviando alimentos, roupas, cobertores, materiais de higienização entre outros

Também foram doados colchões, adquiridos através da dep. estadual Ivana Bastos (PSD) e do dep. Federal Otto Filho. A doação pode ser feita na Secretaria de Assistência Social.