"Somos todos José": atividade lúdica leva reflexão sobre associativismo e cooperativismo para trabalhadores rurais.

12/07/2021 às 10h51

Associativismo e cooperativismo foram temas de um encontro realizado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o SEBRAE, na manhã de sexta-feira (09), no Centro Cultural de Tanquinho.

O evento iniciou com a apresentação de uma peça teatral, onde o ator e psico-dramaturgo Manoel de Matos, que já foi produtor de uva e conhece a rotina e as dificuldades do produtor rural, contou um pouco sobre sua trajetória.

Ele apresentou algumas situações vividas por pessoas que vivem e trabalham no campo e ressaltou a importância de o produtor identificar e valorizar seus potenciais ao invés de enxergar ou dar ênfase apenas aos problemas ou fraquezas.

No segundo momento, Manoel Matos realizou uma palestra e apresentou benefícios em que a organização social e o cooperativismo podem proporcionar para cada um dos trabalhadores.

A palestra teve o objetivo de levar aos produtores com clareza, a importância da integração e do trabalho em grupo, onde cada um cumpre o seu papel, tanto o líder e como liderado.

Segundo o secretário de Agricultura Maurício Lima, a palestra mostrou com muita clareza a importância da união e da participação do produtor rural na tomada de decisões que visam o fortalecimento e a valorização do campo, bem como na geração de renda sustentável para o município.

A palestra contou com a participação dos vereadores Roberto Alves e Dudú do Gáz; o secretário de Meio Ambiente Raimundo Baracho e o coordenador de Parques Esmeraldo Sena; a representante da Secretaria de Turismo Elys Joelma; a coordenadora do CRAS Catarina Andrade; o presidente do Sindicato APLB Vitor Camões, além de moradores e produtores rurais de diversas comunidades.