Merendeiras municipais recebem treinamento nutricional e de manipulação correta de alimentos

12/05/2021 às 11h39

As equipes da Secretaria de Educação do município estão em ação, apesar da limitação da pandemia.

Além dos professores que seguem empenhados em planejar, transmitir as aulas e entregar as atividades remotas para os alunos, as merendeiras estão se preparando para o retorno das aulas híbridas com a qualificação nutricional.

Na manhã desta terça-feira, iniciou um treinamento que vai capacitar as cantineiras de todo o município para os cuidados e a manipulação ideal no preparo dos alimentos servidos aos alunos na merenda escolar.

O treinamento foi realizado pela nutricionista Fabiana Carvalho, com o objetivo de elevar a qualidade da alimentação oferecida aos alunos, de acordo com as peculiaridades de cada aluno.

Fabiana contextualizou sobre a importância do conhecimento e responsabilidade das merendeiras no preparo de uma alimentação balanceada e equilibrada.

Ela alertou sobre os cuidados especiais para atender alunos que possuem doenças como diabetes, e apresentou dietas com combinações especiais.

Foram abordados pontos importantes como a recepção, preservação e armazenamento correto dos alimentos secos ou vindos da agricultura familiar, a vestimenta ideal que evite acidentes e contaminação dos alimentos, como a higiene pessoal.

De acordo com a nutricionista, estão sendo desenvolvidos diversos projetos que garantam a alimentação de qualidade no município, como educando com horta escolar e gastronomia, além de um novo cardápio elaborado especialmente para a retomada das aulas.

O treinamento será realizado com todas as merendeiras do município. O acompanhamento nutricional na alimentação escolar faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).