1753

Prefeitura Municipal de Lençóis

Pular para o conteúdo

Feira da Agricultura Familiar aquece economia de Lençóis

10/05/2022 às 08h31

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Mercado Cultural recebeu uma programação que emocionou muitos moradores da cidade no último sábado (07), com a realização da 1° Feira da Agricultura Familiar de Lençóis. Um  resgate à tradicional feira que foi realizada no local durante muitos anos que gerou comentários saudosistas durante todo o dia. 

Com a participação de produtores rurais de todo o município, a Feira teve o objetivo principal de mostrar aos moradores e aos empreendimentos comerciais o potencial da agricultura familiar e promover a integração do setor turístico com agricultores da zona rural de Lençóis, estimulando a economia através da agricultura e o fomento à produção associada ao turismo.  

A Feira foi realizada pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura e de Turismo, que vêm trabalhando em conjunto para desenvolver projetos e ações que estimulem também o turismo de experiência no campo. Para isso, os secretários Maurício Lima e Laura Garcia têm visitado diversas comunidades mapeando novos atrativos que possam oferecer aos turistas algumas atividades na zona rural, como a produção orgânica de café, casa de farinha, apicultura, produção artesanal de cachaça entre outros. 

Para Dona Almerita, produtora que está se preparando para empreender no setor turístico do campo, essa é uma oportunidade de valorização do setor rural. “Esses projetos vão ajudar muito os produtores rurais que muitas vezes vêem seus produtos perderem por não ter como escoar sua produção”.

Na Feira, além dos produtos típicos da Agricultura Familiar, foram comercializados artesanatos, licores e cachaças artesanais, mel e derivados, mudas de plantas diversas, ovos e galinha caipira, entre outros. 

Foi também uma oportunidade para emissão e atualização de DAPS, para produtores que desejam ter acesso aos programas de incentivo rural, através do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF) que disponibilizou uma equipe para atendimento durante a Feira. 

Segundo a prefeita Vanessa Senna é um orgulho para o município contar com uma produção de alimentos tão qualificada e variada. “Não vai faltar esforço para que o setor produtivo seja desenvolvido. Vamos trabalhar para que a Feira da Agricultura Familiar com produtores locais seja realizada pelo menos uma vez por mês, no Mercado Cultural”. 

Além do apoio da Prefeitura de Andaraí, que cedeu as barracas para a realização da Feira, o evento contou com a presença e parceria do Banco Cooperativa Sicoob, Banco do Nordeste, Pólo Sindical de Seabra, Energy de Itaberaba, Sindicato da Agricultura Familiar de Lençóis e Secretarias de Educação, Administração e Assistência Social.