Gestores da Agricultura debatem desenvolvimento do setor com trabalhadores rurais

09/08/2021 às 10h33

Após anos realizando estudos para a implantação da produção frutífera sustentável na região, a Bioenergia, em parceria com a Secretaria de Agricultura está levando até os agricultores rurais do município, propostas de incentivo à produção e escoamento de produtos orgânicos cultivados na região.

Foi com esse objetivo que o engenheiro agrônomo e consultor da Bioenergia Márcio Cunha, se reuniu com agricultores rurais da comunidade de Riachãosinho, na Quadra Esportiva da Escola Municipal Maria Ribeiro de Andrade, na manhã do último domingo (08), Dia dos Pais, com a participação do secretário de Agricultura Maurício Lima, do engenheiro agrônomo Vanderley (Dedé) e dos vereadores Alberto Sá e Pelanca.

Através da parceria, a Bioenergia pretende incluir o agricultor rural do município em um dos maiores projetos de fruticultura do país.

Para o engenheiro agrônomo da Bioenergia Márcio Cunha, além da questão econômica, existe um compromisso social para atender uma sociedade e um mundo que hoje pede por produtos limpos. “A proposta vai mostrar ao pequeno agricultor a oportunidade de ganhar dinheiro numa cadeia de orgânicos que está em ascensão.

Ainda durante o domingo, os representantes da Agricultura e os vereadores se dirigiram até a comunidade de Morro Redondo, onde foram recebidos por alguns moradores e representantes da Associação Moradores do Morro Redondo (AMOR), para discutir as demandas urgentes da localidade.

Os moradores agradeceram o esforço municipal em manter o caminhão pipa abastecendo a localidade com água potável, até que a instalação de um poço artesiano com água indicada para o consumo humano seja concluída no povoado.

Foram abordados os diversos aspectos referentes ao associativismo, a importância da participação coletiva da comunidade e os detalhes burocráticos para a validação e representatividade dos produtores.

O Secretário de Agricultura Maurício Lima citou algumas ações que estão em andamento para levar melhorias até a comunidade e ressaltou a importância da atualização nos dados cadastrais de cada agricultor para acesso a programas e outros benefícios.

Segundo ele, a Secretaria está à disposição para dar o suporte necessário para emissão e atualização dos documentos.

O vereador Alberto Sá reforçou o compromisso dos gestores em buscar recursos e investir no desenvolvimento agrícola do município.

Segundo Pelanca, o município hoje conta com profissionais qualificados e dispostos ar o suporte que for necessário para impulsionar o setor rural.

O presidente da AMOR Vítor Camões aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da participação dos moradores para fortalecimento da Associação e desenvolvimento da comunidade, e parabenizou os pais pelo seu dia.