Curso de Capacitação de Esporte de Quadra

07/08/2021 às 11h19

O final de semana é de formação para os participantes do Curso de Capacitação de Esporte de Quadra, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Educação. Na última sexta-feira (06), iniciou, no auditório da Ecoviva, o II Módulo do curso que abordou aspectos do Voleibol.

No conteúdo: Fundamentos e gestos técnicos do Voleibol, Problematização das dificuldades surgidas no ensino dos fundamentos técnicos e Habilidades Motoras relacionadas aos fundamentos técnicos do Voleibol.

Para introdução do tema, a professora Rozangela Conceição, instrutora do esporte de quadra voltado para voleibol, convidou os participantes a refletirem sobre a atuação da equipe brasileira durante a competição nas Olimpíadas de Tóquio.

Ela apresentou dados históricos do esporte recreativo sem contato físico e totalmente competitivo, e abordou alguns aspectos como o processo cognitivo e a assimilação.

Rozangela é professora de Educação física, especializada em esportes pela UNB, mestra em Ciências de Motricidade Humana pela UPV, doutora em Ciências da Educação pela UDS.

O secretário Marco Lima ressaltou a importância do incentivo ao esporte local por meio da qualificação dos profissionais do setor. “O objetivo dessa formação é qualificar os professores da rede pública de ensino que atuam na área de Educação Física, pessoas que desenvolvem projetos sociais voltados ao esporte e profissionais que atuarão nas modalidades esportivas através da secretária de esporte. O nosso propósito é fomentar a prática esportiva no município, para isso é necessário investir na qualificação profissionais para que estes possam desenvolver um trabalho com qualidade e que atenda às necessidades da população”.

Na oportunidade, uma equipe da Secretaria de Saúde apresentou diversas ações que vem acontecendo no município e algumas medidas no combate à leishmaniose que estão em  desenvolvimento em conjunto com as demais secretarias. A enfermeira Denise Freitas ressaltou a importância da prevenção de doenças endêmicas na sede e na zona rural e alertou sobre os cuidados necessários para o controle das mesmas.

A formação acontece durante os finais de semana a cada 15 dias e conta com a participação de praticantes do esporte da sede e de várias comunidades como Cantinho, Volta do Américo, Estiva e outros.