Turismo seguro: Prefeitura intensifica ações de prevenção para receber turistas em Lençóis

07/06/2021 às 10h34

Além dos prejuízos causados na saúde, cidades como Lençóis que tem a geração de renda exclusivamente vinda do turismo, foram algumas das mais impactadas ao longo da pandemia. Para minimizar esses prejuízos, a Prefeitura Municipal realizou diversas ações com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas de prevenção tanto pelos moradores e visitantes como pelos estabelecimentos comerciais durante o último final de semana e feriado de Corpus Christi.

Na ação conjunta, equipes das secretarias de Administração (Tributos e Fiscalização), Saúde, Turismo e Meio Ambiente, por vezes acompanhadas pela Polícia Militar, realizaram rondas de fiscalização diárias nas áreas mais movimentadas.

De acordo com a secretária de Turismo Laura Garcia, as ações no feriado foram muito importantes para orientar e conscientizar sobre as medidas de proteção e a restrição de circulação. “Também foi um momento importante para ouvir empreendedores e a comunidade local. Pedimos aos turistas que cumprissem as medidas protetivas, muitos aceitaram e apoiaram, isso é um sinal de respeito à comunidade local que está aberta ao turismo”. Afirmou Laura.

O cronograma de ações incluiu monitoramento na entrada de excursões; monitoramento nos acessos aos principais atrativos como o Serrano e Ribeirão, ponto de apoio fixo na Praça Horácio de Matos, ronda nos bairros, fiscalização nos estabelecimentos e nas ruas com abordagens para orientação das medidas.

Os fiscais doaram máscaras para quem não estava usando e ressaltaram a importância do cumprimento da Lei: n°14261/20, do uso obrigatório de máscaras em vias públicas.

Para a secretária de Saúde Jéssica Passos, através da parceria com a demais secretarias foi possível obter um bom resultado das ações. Segundo ela, “como os atrativos e o atendimento dos restaurantes de Lençóis em geral são ao ar livre, se todos respeitarem as medidas de prevenção, é possível fazer um turismo seguro para todos em Lençóis”.

Além das ações realizadas no centro comercial da sede e nas entradas dos atrativos, as equipes intensificaram as ações nas feiras-livres de Lençóis e Tanquinho.