1753

Prefeitura Municipal de Lençóis

Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Educação realiza Jornada Pedagógica 2021

07/04/2021 às 15h04

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria de Educação reuniu gestores e professores da rede municipal para a 1º Jornada Pedagógica Municipal 2021, trazendo como tema: Educação e Tecnologia; Engrenagem para novos tempos.

A Jornada foi organizada em duas etapas e entre os dias 17 e 19 de fevereiro foi direcionada para diretores escolares, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, no Centro de Formação ECOVIVA, sede atual da Secretaria de Educação.

Sob a supervisão da Equipe Técnica da Secretaria, os profissionais discutiram e refletiram sobre os fazeres e saberes das suas funções no atual contexto escolar e sobre o formato do Ensino Remoto na Rede Municipal de Ensino, considerando a realidade que nos foi imposta com a Pandemia do Covid-19.

A segunda etapa aconteceu entre os dias 23 a 26 de fevereiro, nas escolas da sede e zona rural, envolvendo cerca de 130 profissionais de forma online e presencial. Diretores escolares e coordenadores pedagógicos conduziram os trabalhos em suas unidades de ensino, promoveram a reflexão sobre a proposta de ensino remoto na rede e planejaram as atividades a serem desenvolvidas no primeiro trimestre.

Na Dimensão de Formação Continuada dos profissionais do magistério, a formadora externa Naiara Mota, mestra e especialista em Educação e Novas Tecnologias, trouxe para a rede o estudo sobre Educação no Contexto Digital, Ensino Híbrido e Recursos Digitais na sala de aula e Gameficação na Educação.

De acordo com a coordenadora pedagógica Lucineide Carmo, que participou ativamente da jornada, o encontro foi riquíssimo: “senti-me esvaziada para me preencher novamente no sentido de ressignificar a minha prática pedagógica”.

O professor e presidente do Sindicato dos Professores (APLB-Lençóis), Vitor Camões afirmou a importância da formação, ressaltou a necessidade de oficinas e agradeceu a Secretaria de Educação pela iniciativa de trazer a formadora Naiara Mota para fazer parte de um momento como esse.

Para Viderlane Oliveira, professora da escola Maria Ribeiro de Andrade (Povoado Riachão), a formação foi excelente e promoveu ótimas contribuições de forma muito dinâmica.

A secretária de educação Sibélia Viana agradeceu os profissionais (colegas) pela participação ao longo da jornada, se colocou à disposição para dialogar e enfrentar os desafios ao lado dos professores, e ressaltou o comprometimento da gestão junto a necessidade da formação continuada, como investimento em tecnologia e inovações no ensino remoto, a criação do CATE (), a bolsa auxílio para suporte dos professores no acesso à internet e aquisição de equipamentos. A secretária frisou os elogios à sua equipe técnica, coordenadores, gestores escolares, equipe de apoio e a coordenação da APLB, em nome de Vitor Camões.