Instituto Fazer Acontecer (IFA) retoma atividades do projeto “Esporte é Brincadeira” em 4 escolas do município

06/11/2021 às 11h51

Gestores municipais da Secretaria de Educação participaram, ao lado de coordenadores, diretores, alunos, membros da Secretaria de Esporte e Lazer, do presidente da Câmara Roberto Alves, e da secretária executiva do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Marizete, da retomada oficial das atividades presenciais do Instituto Fazer Acontecer, realizada na tarde da última sexta-feira (05), no auditório da Ecoviva.

A abertura foi realizada por integrantes do Instituto Fazer Acontecer - IFA que apresentaram o projeto Esporte é Brincadeira, patrocinado pelo Banco Itaú e pelo Instituto Arco por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

O projeto tem o objetivo de educar através dos Jogos desenvolvendo habilidades diversas entre os jovens, por intermédio da Metodologia Esporte 3, que tem como conceito básico o desenvolvimento da solidariedade, respeito, honestidade, cooperação. Todos os projetos acontecem dentro de ambientes escolares.

Na Bahia, quatro cidades foram contempladas para desenvolvimento do projeto: Lençóis, Barrocas, Valente e Salvador. Em Lençóis serão 150 alunos das escolas: Terezinha Guerra, Horácio de Matos, Escola Municipal Lindolfo dos Santos Almeida e Escola Municipal Octaviano Alves.

De acordo com a secretária municipal de Educação Sibélia Viana é cada vez mais importante a participação dos jovens nos projetos sociais e educacionais porque em alguns anos serão eles quem irão ocupar os lugares de liderança, e a educação é a melhor forma de prepará-los.

Para Renato Paz, diretor e fundador do IFA, a proposta vai muito além de fazer os jovens se divertirem, ou de revelar de jogadores, “o projeto busca fazer com que os jovens possam aprender com uma metodologia própria e ter suas vidas transformadas”.

Fazer Acontecer é uma organização que tem 18 anos de atividades e já contemplou mais de 10 mil jovens no estado da Bahia, com a finalidade de auxiliar na formação cidadã dos adolescentes através dos esportes e outras brincadeiras.

Durante a manhã os dirigentes da Rede IFA realizaram a distribuição de materiais esportivos (bolas e camisas) para os municípios de: Lençóis, Utinga, Wagner, Palmeiras, Souto Soares, Seabra e Bonito.