Turismo de Lençóis prospera novamente

04/11/2021 às 15h23

Depois de ter ficado literalmente fechada para o turismo durante pelo menos 7 meses em 2020, a cidade de Lençóis que tem a atividade turística como seu único gerador de renda, aspira progresso e vem se destacando entre os destinos que retomaram suas atividades turísticas em apenas 1 ano.

Como em todo o mundo, os impactos da pandemia fizeram com que muitos negócios fechassem suas portas, gerando desemprego e potencializando a pobreza. Mas, desde janeiro, com o planejamento estratégico realizado pelas equipes da Prefeitura, aliado aos protocolos e recomendações das autoridades de saúde, e à evolução da vacinação, o fluxo turístico na cidade tem apresentado números expressivos tanto em feriados, como nos finais de semana.

Para que esse resultado fosse possível, diversas ações foram tomadas em conjunto entre as secretarias. Inicialmente, a missão foi de recuperar a imagem de uma cidade próspera, recuperando trechos importantes que dão acesso à cidade e zona rural, praças, jardins e espaços públicos encontrados praticamente em estado de abandono, e adesão a projetos que estimulem o desenvolvimento em eixos estratégicos como o Cidade Empreendedora, que propõe o fomento ao empreendedorismo como política pública.

Entre as ações de retomada estão: vistorias da Vigilância Sanitária em hotéis e pousadas; restrição de reserva para excursões e liberação gradativa da ocupação de leitos, equipes de monitoramento com fiscalização nas ruas, atrativos turísticos, estabelecimentos comerciais e nas feiras-livres da sede e zona rural.

Além das estratégias encontradas para prevenção e combate do Covid, a atenção com a cultura, com a preservação do meio ambiente e com o próprio desenvolvimento do turismo local se tornaram prioridade.

Com a reabertura do Mercado Cultural, a Secretaria de Turismo elaborou um calendário de eventos diversificado que, seguindo todos os protocolos, vem promovendo a cultura local com eventos inéditos como a Feira de Artesanato Bahia, a Exposição de Carros antigos, a Exposição de quadros do artística Grear Patterson, entre outros.

Para o desenvolvimento do turismo sustentável, está em progresso, pela primeira vez, o Plano Municipal de Turismo que, baseado em estudos e particularidades locais, deve definir o tipo de atividade turística ideal para o município e para os moradores.

Após anos de tentativas frustradas, um dos principais parques naturais do município finalmente vai contar com um plano de manejo que visa a preservação do Parque da Muritiba. O projeto, que já está em desenvolvimento por uma equipe de técnicos, prevê melhorias em toda a infraestrutura e inclui revitalização da fonte da Muritiba, o controle de acesso ao Parque e consequentemente a segurança, entre outros.

Outros importantes projetos para a infraestrutura do Turismo estão sendo negociados pela prefeita Vanessa Senna (PSD) junto ao governo do Estado e órgãos competentes, que devem ser anunciados em breve para a população, como a ampliação do sistema de Saneamento Básico, a implantação de uma rodoviária regional, a recuperação do aeroporto Horário de Matos e a retomada de voos para Lençóis.