Desafio Ecotrail: corrida de aventura leva adrenalina para trilhas de Lençóis

04/07/2021 às 20h41

A cidade de Lençóis sediou durante o último final de semana (03 e 04), o Desafio Ecotrail. Uma corrida de aventura que trouxe 112 atletas de todo o Brasil para desbravar um percurso surpresa de 154 km, orientados por mapa, nas modalidades de trekking, bike, rapel e canoagem.

A competição, válida para a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura e Campeonato Sul-Americano premiou atletas nas categorias Sport e Pró.

Conforme a programação, a prova teve a largada às 7h do sábado (03), no Gerais do Camelo e tinha com duração prevista de 30 horas. A equipe campeã realizou o percurso completo em apenas 16 horas.

A prova, que premiou em 1º lugar a equipe BOA, formada por atletas profissionais de Brasília, também contou com a participação da equipe Amamos Lençóis, formada pelos atletas Glauber Rocha, Eduardo Mazza, Adriane dos Santos e Denize Fuchs que representaram a cidade.

Durante a premiação, planejada sem público para evitar aglomerações, a prefeita Vanessa Senna recebeu os atletas no pódio. Ela agradeceu a todos pela participação e organização na realização do evento.

De acordo com os organizadores, Gustavo Chagas (Gaia) e Fernando Tadeu, a realização da prova na Chapada foi desafiadora, já que a proposta foi de realizar uma prova completa respeitando todos os limites do Parque.

Segundo Gaia, o apoio local da Prefeitura Municipal e das equipes que trabalharam na organização da prova foi fundamental. "A realização da prova na Chapada foi muito especial, tanto por causa da beleza como pelo acolhimento do município com a organização". Afirmou.

O Secretário de Esporte e Lazer do município Marco Lima, declarou que o evento foi muito positivo para o município, pois reafirma o grande potencial de Lençóis para uma nova prática de esportes radicais inovadora no município, especialmente para a comunidade local.

Para a secretária de Turismo Laura Garcia, além de gerar fluxo turístico e renda, um evento como o Ecotrail trás muitos outros benefícios. "Trás um público de qualidade, mostra o município muito além da sede, apresentando as belezas naturais da nossa zona rural, além de gerar visibilidade e engajamento da população, estimulando a participação dos jovens nos esportes e competições como a equipe de Lençóis que participou da competição."

O evento foi realizado pela ARWS South America Region, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar e da CIPPA.

O Marimbús, a Comunidade de Estiva, a Cachoeira do Mosquito e o Parque da Muritiba são alguns dos atrativos que fizeram parte do circuito.

Para realização do evento em meio à pandemia, todas as recomendações de prevenção foram seguidas. Antes de chegarem a Lençóis, todos os atletas e organizadores apresentaram o teste de covid.