1753

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Lençóis

Sebrae lança Projeto LIDER em Lençóis

Fonte: Por: Nara Zaneli
02/06/2023 às 08h29

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Evento de lançamento contou com a presença da diretoria e do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia

Pensar a liderança como fator de transformação local e formar líderes para articular uma agenda de desenvolvimento econômico para seus territórios. Esses são os principais objetivos do Projeto LIDER (Liderança Para o Desenvolvimento Regional), lançado nesta quarta-feira (31), em Lençóis. O evento contou com a presença da diretoria do Sebrae Bahia, com participação de representantes do Conselho Deliberativo da instituição, além de autoridades, gestores públicos e agentes de desenvolvimento.

A Chapada Diamantina será a quarta região do estado a ser contemplada com o projeto LIDER, que será, inicialmente, desenvolvido nas cidades de Lençóis, Seabra, Palmeiras, Morro do Chapéu, Mucugê, Ibicoara, Piatã, Iraquara, Andaraí e Rio de Contas, tendo em vista as características turísticas e o modelo econômico similar entre estes municípios.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, explicou que se trata de uma ação de integração fundamental para o desenvolvimento econômico da região. “Essa viagem da diretoria foi uma ótima oportunidade de vivenciar melhor a realidade dos municípios dessa região, e o Projeto LIDER vem justamente para impulsionar o potencial que cada cidade já possui, mas, agora, com um foco voltado para o protagonismo econômico. Preparar os agentes públicos para o desenvolvimento local e crescimento dos municípios é o objetivo desse projeto que vai dar uma contribuição muito grande para essa transformação “,afirmou o superintendente.

A Prefeita de Lençóis Vanessa Senna participou do evento de lançamento e ressaltou a importância da união dos municípios neste propósito do fortalecimento econômico, social e turístico da Chapada Diamantina. “Precisamos construir uma liderança forte em prol de um interesse comum, que é o desenvolvimento da Chapada Diamantina. Juntos, vamos mostrar ao mundo o potencial que temos e colocar a nossa região no mapa da transformação econômica. Agradeço ao Sebrae por nos proporcionar esse ambiente tão rico de aprendizado e boas práticas”, enfatizou a gestora.

Durante oito encontros, as lideranças vão se reunir para traçar estratégias, visando à construção de um Plano de Desenvolvimento em sinergia com as políticas de Estado e do Governo Federal. Para o gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, a região possui diversas vocações que precisam ser exploradas e fortalecidas, como as rotas turísticas que estão sendo desenvolvidas na região. “Estamos com projetos inovadores que fomentam o turismo de experiências, incluindo as rotas especiais e projetos importantes como o de frutas vermelhas e Café da Chapada. O projeto Líder vai reforçar esse ambiente propício ao crescimento econômico, com a capacitação de agentes públicos que estarão voltados para ajudar no fortalecimento da economia e no desenvolvimento dos municípios participantes”, ressaltou.

 

Projeto LIDER

O Projeto LIDER é uma estratégia inovadora que coloca as pessoas e o capital humano no centro do desenvolvimento econômico. O projeto utiliza uma metodologia própria estruturada através de encontros que promovem a integração do grupo e o desenvolvimento do conhecimento territorial. A capacitação acontece durante 19 meses, sendo cindo meses para preparação interna e 14 meses de implementação, incluindo oito encontros e quatro fóruns de monitoramento.

A principal entrega do projeto LIDER é a agenda de desenvolvimento local, com um planejamento estratégico focado nas potencialidades e oportunidades do território.